quarta-feira, janeiro 06, 2021

Quarta, 6.

No debate entre Ana Gomes e João Ferreira, grosso modo, estive do lado do candidato do PCP. Achei que ele não foi só mais consistente como objectivo. Aliás, há muitos anos que o venho seguindo e sempre o achei um futuro promissor secretário-geral do partido. Quanto ao velho tema da saída de Portugal da UE, também eu partilho desse desígnio embora, com esta pandemia, os cidadãos tenham, enfim, ocupado o centro da União que, espero, seja para manter. 

         - Faleceu João Cutileiro. Houve um período em que o visitava com frequência no seu refúgio de Évora. Sempre tive simpatia pelo artista e achava o homem desempoeirado de cabeça e ideias. Nunca o vi sem estar a trabalhar. Quando eu chegava, parava para subirmos ao primeiro andar da casa e tomarmos um chá. Tenho uma peça dele aqui em casa que adoro, como gosto da sua imensa e variada obra escultórica que prima pela originalidade, a modernidade e a força das formas. É para mim um mistério que em parte a arte explica, a sua obra admirável que conjuga a cor e a forma num mesmo e eterno sentido, nascida surpreendentemente da pedra bruta. Só a genialidade de um artista singular como ele, podia trazer para a história da arte um cunho absolutamente único, libertário e independente como ele era na realidade. Tantos se vão, Santo Deus! É todo o nosso mundo que sofre a derrocada e nos deixa isolados, num país de analfabetos, entregue ao supérfluo, à esmola, sem identidade nem sentido do sagrado, numa pelintrice quotidiana que não irmana antes incita ao egoísmo. 

         - “A China ainda não deu todas as autorizações necessárias para o trabalho dos cientistas que integram a missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que devia ter começado já nesta terça-feira a investigar a origem do novo coronavírus. “Estive em contacto com responsáveis de topo chineses e mais uma vez tornei claro que esta missão é uma prioridade para a OMS. Estou muito desapontado”, afirmou o director-geral desta agência das Nações Unidas,  Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa.“ Do Público sem surpresa para mim. A China ainda não deve ter aprontado todos os estratagemas. 

         - Frio extremo. Estão em acção em todas as partes da casa lareiras e caloríferos. Só os gatos parece não serem atacados, continuando a brincar nas ervas juncadas de gelo. Quando cheio de pena que apanhem algum resfriado os chamo para dentro de casa, não param quietos cheirando todos os cantos da casa, roendo fios de electricidade, montando a sofás e mesas. Consequência: retorno à rua. O sol abriu um sorriso dourado agora (10 e 16 minutos). Vou atacar o romance a ver o que sai. Sob enormes esforços, palavra a palavra, pude fechar a manhã com 26 linhas. São 12 horas e 38 minutos.