quinta-feira, janeiro 14, 2021

Quinta, 14.

Estamos de novo confinados. A ordem é para cumprir e as coimas para quem não obedecer subiram para o dobro das praticadas anteriormente. Quem manda, manda e Costa ordena. Fá-lo atirando para trás das costas a sua incúria, o seu contributo governamental, a sua atarantação, o seu desleixo quando antes do Verão decidiu ir de férias, levantar os hospitais de campanha suplementares, dando por adquirido que a Covid-19 já era. Para não falar na continuada falta de assistência aos lares onde na primeira vaga tantos velhos morreram, a impreparação para as eleições a Belém, a abertura no Natal, a tardia implementação de regras que evitassem os milhares de mortes e infectados, o estado da saúde com os doentes não Covid a sofrer entregues à sua sorte. A dupla Marcelo e Costa devia ser penalizada por tanto erro e incompetência, leviandade e negligência. A economia que os dois tanto querem proteger, agradece esta nova ordem por quinze dias (talvez renovados por outros tantos) de prisão domiciliária de quase 10 milhões de pessoas. A desorganização e o laxismo é a ordem que este governo socialista criou para vender uma imagem propagandista. A realidade encarregar-se-á de enterrar os mortos e reduzir o SNS a uma panaceia. 

         Neste entretanto, passámos de 642 casos no primeiro confinamento, para 517.108 até ontem! Dias houve em que tivemos mais de 10 mil novos casos em 24 horas. Os lorpas jornalistas da TV, pensando tratar-se de uma maratona qualquer, falam em records. Mortes foram até agora 8380. 

         - A família do malogrado Ihgor Homenyuk, assassinado nas instalações do SEF no aeroporto por agentes do organismo, graças à acção da notável provedora da Justiça Maria Lúcia Amaral,  foi indemnizada em 800 mil euros. É justíssimo! Só desejo que daqui em diante, quando concidadãos nossos passem idênticos crimes, a verba ande pelos mesmos valores. 

         - Trump parece que vai mesmo ser afastado de funções, no primeiro impeachment da história americana. Aos votos dos democratas, juntaram-se (julgo) que dez dos republicados. Enfim! Mal seria que uma democracia com dois séculos e meio, fosse tão frágil que permitisse que monstros como Trump passassem incólumes. Com a votação do Senado, Donald Trump fica impedido de se recandidatar a qualquer cargo político.

         - Frio e geadas. Sol a jorros por todo o lado. Algumas compras de manhã e de tarde trabalho no romance: 61 linhas nestes dias. Estou a terminar o fabuloso romance de Francisco José Viegas. Que voz! Que profundidade na abordagem social da nossa identidade! Esta escrita rejuvenesce de algum modo Portugal. É a abordagem profunda da memória nacional, desimpedida dos fantasmas que entretiveram o país à sombra de valores que hoje sabemos serem redutores da liberdade.