sábado, janeiro 30, 2021

Sábado, 30.

Porque será que Portugal, indo já no segundo mandato socialista, ao invés de se aproximar dos países onde a corrupção é menor, passou de 30º para o 33º lugar numa escala 0 a 100?  

         - Assim, a corrupção já chegou às vacinas. É um forrobodó de oportunistas, na sua maioria gente do PS, que decidiu vacinar-se utilizando esquemas fraudulentos e abuso de poder, provando deste modo que estão lá para se servir e não para servir. Daí estarmos hoje nesta matéria na 33º posição e o Chega ter avançado sobre a desconfiança e descontentamento da população.   

         - Estamos restringidos a novo confinamento anunciado por Marcelo Rebelo de Sousa, desta vez mais rigoroso e com menos excepções. As fronteiras estão fechadas, o aeroporto também, as escolas idem, as pessoas confinadas às suas residências e distritos, os cafés e lojas encerradas, todo o mundo empresarial a trabalhar a partir de casa, as ruas desertas, o pavor e o medo a tomar os espaços públicos lugar dos cidadãos.   

         - A China preveniu Taiwan que independência significa guerra - assim sem mais. 

         - Vamos dizer assim: a lei da eutanásia foi aprovada pela maioria de esquerda arruaceira, com os votos contra do PCP, Chega e CDS - trio revelação -, com ajuda de outros deputados do PS e PSD. Como é possível que uns quantos com miseráveis votos, decidam da minha vida, eu que não reconheço a nenhum deles esse direito. Espero que os meus compatriotas, nas próximas eleições, corram com esta gente definitivamente. Depois admiram-se que o Chega cresça! 

         - A sensação que tenho ao ler o livro de Valter Hugo Maia, Homens imprudentemente poéticos é que o autor me deitou desde o primeiro capítulo uma grande milonga. O romance tem pouco mais de 200 páginas e eu fui cavalgando por ali fora chegando quase ao fim, hipnotizado. É tudo novo para mim: a história, as personagens, a forma de escrever, a poesia que se desprende do texto, construído como se fosse uma tremenda parábola (mais que metáfora), aspergida da água benta de rosas. Que fabulosa revelação, tu que renegas com frequência dos teus companheiros de escrita! Toma e embrulha, homem insignificante!

         - O sol andou por aí com laivos de quem joga às escondidas. Saí por instantes para comprar o jornal. Durante a noite levantou-se um leve frio húmido que tinha andado arredio toda a semana. Acendi a lareira do salão e mergulhei nas páginas de Green para chegar às 730. À meia-noite subi para dormir.