terça-feira, janeiro 12, 2021

Terça, 12.

No país corre a terceira vaga de Covid-19. Temos de agradecer aos senhores Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa que quiseram corresponder à inversão do Natal em um momento de consumo exagerado em torno da ideia de família que já teve melhores dias. Nos países atrasados é deste modo que se governa, indo na corrente popularucha, ignorante e pobre, servindo-se dela para ganhar votos e popularidade, acentuando a distância entre uns e outros. Em seguimento: temos a autoridade que eles representam e gostam de exercer, a confinar todo o país esta semana e por? 

         - De contrário, veja-se. A filha do João, professora distinta, quando deixou o Santa Maria a seu pedido depois de 40 dias nos cuidados intensivos, pelas cinco da madrugada (!), débil e quase moribunda, tinha à sua espera uma equipa de televisão que lhe perguntou se era a professora que tinha contraído o coronavírus na escola onde a directora havia afirmado não haver casos da doença. O contágio detectou-se logo na sequência de uma reunião de professores. Mais. A propaganda que eu tanto odeio a este miserável governo, suprimiu-lhe 40 por cento do salário quando, por diversas vezes, ouvi na televisão dizer que os doentes com Covid continuariam a ser pagos pela totalidade. Outra mais. O Filipe, bom criativo publicitário, com dois filhos, está há mais de um ano a procurar emprego e pelo tempo que esse trabalho tarda a encontrar, a Segurança Social reduziu-lhe o subsídio de desemprego e ele passou a receber 400 euros! Poderia citar inúmeros casos que renegam a propaganda de feira de Costa, até porque é com casos concretos que não só estou mais perto das pessoas, como se torna fácil estendê-los a milhares de outras vítimas. 

         - Neste entretanto, o ditador Xi Jinping ping ping, prossegue a caça às bruxas. Não se sabe do dono da Alibaba, Jack Ma. Há dois meses que desapareceu do mapa, ele que é um acérrimo defensor da democracia e dos direitos humanos, apesar de ser o homem mais rico da China. O imperador vermelho, persegue todos e qualquer um que se oponha à sua sábia conduta moral e social. Por exemplo, Ren Zhiqioang, empresário de imobiliário acusa o Partido Comunista (digo bem comunista) Chinês de gerir atabalhoadamente a pandemia que começou lá, foi condenado a 18 anos de prisão. Mas há mais: Meng Hongwel, antigo chefe da Interpol, desapareceu em Setembro de 2018. Tinha sido condenado a 13 anos de prisão por corrupção. Para não falar de jornalistas, médicos, pessoas que divulgaram o flagelo no início.  Destas arbitrariedades o PCP nada diz. Chiu! 

         - O frio polar continua. Quando o sol abre é outro o dia, a manta de gelo derrete e a quinta volta ao seu natural. Esta manhã não pude lavar-me nem utilizar a cozinha porque a água dos canos congelou. Felizmente que lenha não me falta e é com ela que aqueço as divisões de cima e de baixo da casa. A China que nos domina em vários aspectos, esfrega as mãos de contentamento: ganha com a energia em alta, os equipamentos hospitalares, os cimentos, etc.. Depois do almoço, sento-me ao sol lá fora deliciado a ler a saga do inspector Jaime Ramos. Que história! Que manta incrível que decerto levou o autor, Francisco José Viegas, a organizar em paralelo uma agenda monumental de referência ao prosseguimento da história! Um tal empreendimento é trabalho de uma vida!  Como Proust com A La Recheche du Temps Perdu. Estou acalmado das dores, o tratamento da doutora funcionou. São 11 horas e 23 segundos.