quarta-feira, janeiro 13, 2021

Quarta, 13.

Qualquer um de nós que tenha de enfrentar o sofrimento e solicite socorro ao SNS que Costa diz estar a funcionar, percebe a mentira e o logro da coisa. Foi o meu caso. Como acima disse, vendo-me numa aflição de dores, telefonei à direita e à esquerda e ninguém respondeu. Lembrei-me de enviar um mail para o meu centro de saúde, pasme-se, só hoje responderam. E para quê? Para me dizer que tenho uma consulta telefónica (!) marcada para... dia 2 de Fevereiro! Não é anedota, juro. Isto foi ontem. 

         Esta tarde, no Vitta Roma, estava eu à espera do João para almoçarmos, quando toca o portátil. Era uma funcionária do centro de saúde a pedir-me desculpa por tudo o que ocorreu (ou não ocorreu) comigo. A médica não gostou de ler o que eu escrevi no mail, e desfeche em mil escusas. Ainda por cima, o documento foi endereçado a uma funcionária que já lá não trabalha. Bom. Ante um pedido de desculpas - que eu considero o mais nobre gesto do ser humano -, rendi-me e às tantas era eu que lhe pedia perdão por ter sido tão franco.  

         - Fui a Lisboa e passei na Brasileira para ver os amigos: Virgílio, Maria Luísa, António, Carlos, Castilho. E o Igor o empregado que tão bem trata de mim, disse-me que tinha estado em casa isolado com Covid. Há duas semanas começou com uma dor horrível na coluna, que seguia por ali abaixo e apanhava-lhe um pé, tinha febre, tosse. Fez o teste e deu positivo. De regresso a casa ficou isolado num quarto, uma chateza devido ao facto de ouvir a filha e não poder tomá-la nos seus braços. Deram-lhe Paracetamol e anti-inflamatório e ao fim de quinze dias, negativo, voltou o trabalho. Pareceu-me um pouco cansado e falou-me nas dores insuportáveis. Pensei logo em mim, se as dores lancinantes que tive não foram a raiz do vírus chinês. Mas depois, chegando à minha antiga clínica oral para ser observado e voltar com o orçamento de modo a compará-lo com o do SAMS, ao entrar, calçados os “chinelos” de natação, desinfectadas as mãos, a funcionária apontou-me o termómetro à testa e saiu 35º de temperatura. Fiquei soulagé. Ufa! 

          - Esta noite deve ter nevado, porque ao acordar vi o campo como se de neve se tratasse. Fui artilhado de abafos e cheio de medo de ser contaminado para o Chiado. Fertagus quase vazio, metro idem. O resto das viagens, fi-las em táxi e quando retornei, fui lanchar a casa da Glória e do Raul. Agora vou acender a lareira e devia ver no TV5Monde,  Des racines et des Ailles, o canal tem som, mas não tem imagem.