quinta-feira, outubro 10, 2019

Quinta, 10.    



O que há de curioso no PCP é a dignidade, a conduta equilibrada e as ideias consolidadas de Jerónimos de Sousa. Por isso, nem se dá pela perda de cinco deputados. A solidez dos princípios, a sobriedade e a nobreza do político, estão acima das paradas oportunistas e pretensiosas da maioria dos seus congéneres.  

         - Há semanas que luto contra bandos de pássaros que me querem limpar o que resta nesta altura de frutos: dióspiros, medronhos e romãs. Todos os dias dou a volta a colher o que se me afigura maduro, o que os pardais e outras aves depenicam e depressa desaparecem. Quanto aos medronhos, decerto voam aos tombos porque o fruto tem um alto grau de álcool. Seja como for, por este modo, tenho comido saborosos dióspiros e romãs. Os medronhos que amadurecem mais lentamente, embora este ano ofereçam uma cor brilhante, cheios e saborosos, estou a juntá-los no frigorifico para fazer tartes e compota. Como se vê aqui trabalho nunca falta. A propósito, as tangerinas já começaram a abrir a cor que só costuma aparecer lá para os fins de Dezembro.

         - E fora deste paraíso o que se passa? Desgraças atrás de desgraças. Um atentado anti-semita levado a cabo por um individuo na cidade de Halle, a  leste da Alemanha, fez dois mortos e dois feridos. Parece que o homem pertence à extrema-direita. O mais impressionante é que o assassino, colocou um telemóvel no capacete e filmou o seu acto em directo. Deve ser um fanático de filmes de acção.


         - O mestre dos patrões, apressou-se a reprovar António Costa por só ouvir os partidos de esquerda na sua busca por parceiros de governação. O sujeito decerto pensava no tipo do Chega, ou seja nos corruptos do futebol, esquecendo-se que os portugueses votaram maioritariamente nos partidos à esquerda do quadro político.