quarta-feira, outubro 23, 2019

Quarta, 23.
Ainda o filme Joker. Às tantas, no meio daquela incomensurável tristeza apimentada das gargalhadas de Arthur Fleck, este sentencia lapidarmente: “Espero que a minha morte faça mais sentido do que a minha vida.”  A tanto chega o desalento. E todavia, uma vida, qualquer vida, é sagrada e como tal deve ser respeitada.

         - O Chile é o país mais desigual do mundo. A vida é mais cara que em muitos países da Europa, mas o salário dos jokers anda pelos 300 euros/mês. Mais uma vez o povo ocupou as ruas e, embora o protesto tenha sido o aumento do bilhete do metro, as razões vêm de muito longe. Os ricos e os muito ricos cresceram imenso naquele regime neo-liberal.  O Governo foi obrigado a suspender o aumento do transporte. A sensatez, hoje em dia, está do lado das massas que não nasceram para ser escravos.

         - Quando o Outono se instala, este espaço solta uma magia muito especial. Parece que se embeleza, abre o seu manto de serenidade, estende a passadeira verdejante e deixa o sol tímido estatelar-se com sombras a criar paletas de cor e figuras em movimento. Neste vasto espaço entra a céu aberto estendendo o seu manto azul acastelado de nuvens de algodão. Black, apesar de o Verão se ter escapado pelos fundos da quinta, não dispensa os seus momentos de meditação ao anúncio do crepúsculo.




         - Uma das minhas actividades diárias é colher todos os dias uma tijela de medronhos de um rosa aberto. Não posso falhar de contrário outros o fazem por mim.  S. Francisco de Assis tinha o hábito de pregar aos pássaros; eu, mais modesto, só não os quero ver ébrios...