terça-feira, julho 05, 2022

Terça, 5.

A América é um péssimo exemplo para o mundo e vamos ver por quanto tempo pode conservar a democracia. No dia em que celebra a Independência, novo tiroteio fez seis vítimas mortais e dezenas de feridos no Estado do Illinois. O criminoso ainda não foi encontrado. O país está doente e só os políticos não vêem isso. 

         - Quase um mês depois do início do segundo mandato, Macron não parece ter reunido a equipa capaz de enfrentar a avalanche de negas no Parlamento. Ontem demitiu-se o ministro da Solidariedade. O pobre homem, coitadinho, desengonçado, que as mulheres não despegam de o atiçar por atentados à sua virgindade. Algumas, decerto, até gostaram da originalidade; mas hoje, embaladas pela moda me too, como se fossem adolescentes impreparadas, saem a terreiro exigindo tudo e mais alguma coisa. O homem parecia decidido a enfrentá-las, mas a força do partido fala sempre mais alto, reduzindo os seus inscritos a meros robots.  

         - Bela manhã de trabalho no romance. Depois do pequeno-almoço, das regas, sentei-me à mesa no lugar do salão reservado à escrita, e conclui o enterro de Leonardo. Duas belas páginas (assim espero) que começaram comigo a arrastar-me na escrita, ligeiras dores de cabeça, um estado de excitação que houve que enfrentar para depois vir a recompensa que me acalmou.