quinta-feira, dezembro 02, 2021

Quinta, 2.

Posso talvez dizer que passei por entre as sombras do SARS-COV-2 durante a minha longa estadia em França. Faz uma semana que voltei e, embora não tenha feito uma dura quarentena – fui duas vezes a Lisboa, recebi aqui os amigos – foi suficiente como prevenção. Arrisquei, recusei ficar em casa, fui a todo o lado, passeei nas ruas e entrei em restaurantes e cafés em Paris, Quiberon, Estrasburgo, Cambrai; visitei lugares que não conhecia - Enghien les Bains, Concarneau alguns mais - fui a exposições, igrejas, monumentos, e, ao que tudo indica, a bicheza não quis nada comigo. Graças a Deus e à proteccção (Sua e minha) que não dispensei. 

         - A Piedade esteve aí hoje. Enquanto passava a roupa a ferro, foi conversando. Eu adoro estes instantes tocados pela graça da memória feliz. Não há nada de mais intenso, de mais maravilhoso, de mais íntimo e protector que admirar a Piedade (ou outra mulher) a deslizar o ferro por camisas, lençóis, calças e toda a roupa da semana. Contou-me que a mademoiselle que se juntou ao neto e vive lá em casa, não tem trabalho como o não possui o rapaz (homem feito de 33 anos) e ambos vivem à sua conta. Adverti-a que fosse ao banco saber a quanto monta a soma das suas economias, porque para sustentar o carro e os vícios de ambos, de algum lado vem o dinheiro. Encolheu os ombros, rendida à evidência. Como nunca percebeu nada de extractos bancários, tendo a conta em seu nome e do neto, receio que as suas economias já foram. Pobre avó! Protegeu o neto de uma forma inumana e agora eis a paga. Este tema, quero dizer, do natural amor e empenho dos pais aos filhos e netos, tem muito que se lhe diga; nisto reside as grandes desilusões e apostas que eles fizeram nos seus descendentes. Mas este não é o lugar para dissertações deste tipo.  

         - Há um cenário terrível que se desenrola na fronteira da Ucrânia. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, avisa do “pesadelo de um confronto militar na Ucrânia”. Na base do problema está a natural e sempre ambição de Moscovo pelo ex-território, mas também a estratégia da NATO em alargar fronteiras para leste. Os EUA acusam a Rússia de preparar um “ataque em larga escala à Ucrânia”. Daí a instalação de anti-mísseis como cobertura do começo ou impedimento do conflito. 

         - Tempo frio. Não deixei este espaço, atravessado por vento gélido. Aqui dentro, com a lareira acesa, está-se bem. Li Green e uma dúzia de cartas trocadas entre Gustave Flaubert e George Sand. Uma delícia epistolar recentemente editada em França.