sábado, dezembro 25, 2021

Sábado, 25.

Mesmo neste dia santo a navegação para a morte não parou. Houve pelo menos três incidentes perto da ilha grega de Antikythera: quarta-feira com 90 sobreviventes, incluindo homens, mulheres, crianças; quinta-feira 11 corpos foram recuperados quando o barco com uns 100 migrantes a bordo ter afundado numa pequena ilha no sul da Grécia; sexta-feira morreram mais dezasseis migrantes quando a embarcação em que viajavam mergulhou nas águas do Mar Egeu. Até quando suportamos nós esta espécie de assassinato do silêncio e da indiferença. 

         - Haverá algum ministro mais desavergonhado e falso no Executivo de António Costa que o seu benjamim  (ou ex) Pedro Nuno Santos? 

         - Que pretende a coqueluche da Marinha quando afirma: “Tenho fome de vencer!” O homem já pensa em fundar uma espécie de partido quando, o melhor e o mais sábio, era ficar circunscrito às Forças Armadas. Eu nunca gostei de militares com ambições políticas – dá sempre para o torto. Prefiro-os em missões como aquela que sua excelência levou (e bem) acabo com a vacinação de todo o território. 

          - Foram muitas e muitos os amigos que me telefonaram a desejar Bom Natal (o João que é descrente e eu não esperava o fizesse, quando lhe fiz notar a extravagância, disse que me desejava apenas Boas Festas). A todas e todos agradeço, eu que não espero normalmente nenhuma manifestação de afago, confesso, todavia, que apreciei. 

         - Pronto para publicar este pedaço de prosa, entra no computador directa do Público, esta horrível notícia: “Um homem de 26 anos morreu este sábado após ter sido baleado numa festa de Natal, na Costa da Caparica, concelho de Almada, Setúbal, disse fonte da GNR à Lusa, referindo que o suspeito do homicídio está em fuga.” Que país é este onde tudo parece andar ao contrário e contra a maré dos bons costumes tão apregoados outrora!