sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Sexta, 7.
O Banco de Portugal, no sentido de querer apresentar serviço e ser conotado como bom executor das medidas pidestas da democracia, não pára de nos espiar, controlar, obrigar. Agora até o cartão do Corte Inglês tem obrigação imposta pelo bdp, de nos chatear com invasão da nossa vida privada, pedindo-nos fotocópia (que é ilegal) do BI, da conta da luz, número de contribuinte, IRS, com quem dormimos, se gostamos de mulheres ou damos para os dois lados escondendo que jogamos num só, se somos cristãos ou islâmicos, etc. A verdade é, contudo, esta: com tanta fiscalização seria natural que desaparece-se do tecido social o impressionante número de políticos gatunos, de empresários a fugir ao fisco, de grandes empresas e bancos em falcatruas, mas não é isso que se verifica. Cada vez há mais corruptos, dinheiro despachado para paraísos fiscais e assim. Quem ousam atacar é sempre o mesmo: o cidadão honesto, trabalhador, com envelopes gastos de tantas contas feitas na angústia de fazer chegar o dinheiro até ao fim do mês. Que fiquem com o cartão e me deixem de maçar. Não o pedi, ofereceram-mo.    

         - As trapalhadas na Assembleia Nacional a propósito do iva da electricidade foram tantas, com os senhores deputados a votarem ora sim ora não, que só me ocorre Maurice Barrès. Um dia perguntaram ao parlamentar francês o que era mais penoso na sua vida de deputado. Eis a resposta: “Voter avec mon parti!”

         - Faleceu do vírus o médico que primeiro alertou para o coronavírus, Dr. Li Wenliang. Foi ele que em Dezembro do ano passado assistiu os primeiros doentes e avisou outros profissionais para se protegerem. O Serviço de Segurança Pública, acusou-o de propalar “comentários falsos que perturbavam a ordem pública”. Obrigaram-no, inclusive, a assinar uma carta contendo estes dizeres: "Esperamos que se possa acalmar e refletir sobre o seu comportamento. Advertimo-lo oficialmente: se continuar a insistir, com tanta persistência, e manter essa atividade ilegal, será levado à justiça - entendeu?". E Li Wenliang assinou "Sim, entendo". É esta a política comunista, são estes os métodos do ditador Jinping ping ping, os mesmos que o MRPP quis implementar após o 25 de Abril.


         - Dia triste, sem sol. O gato dormiu toda a tarde na cozinha. Diz-me o António que a Brasileira foi vendida por oito milhões. Pobre cidade governada pelo bebé Nestlé. Ver o lugar onde nasci partido em mil pedaços para encher as lontras de chineses, franceses ou brasileiros é triste. Muito triste. E revoltante. Cinco horas e 17 minutos.