domingo, fevereiro 02, 2020

Domingo, 2.
O que mais admiro nos ingleses, é o profundo respeito pela democracia. Nestes três últimos anos passaram por tudo – ameaças, mentiras, golpes baixos da UE, ódios, estratégias políticas, rolaram cabeças, o Parlamento foi achincalhado, convocaram novas eleições, manipulações, esgotamentos – mas nunca cederam: o povo decidiu, está decidido. Numa eleição, como se sabe, há sempre quem concorde com o veredicto e quem discorde, quem diga que foi enganado e quem se deixou enganar. Viva a democracia! Viva o Reino Unido! E já agora o senhor que se segue... 

         - A bem nutrida Isabel dos Santos (a febras, santolas, amêijoas, lagosta e vinho tinto fresco como é hábito dos africanos endinheirados), a conselho do paizinho e dos advogados pagos a peso de oiro, fechou o sorriso e a boquinha rechonchuda para não deixar escapar mais bílis de indignação contra a sua inocência. Segundo o Expresso diz que ela está a negociar com Luanda “o arresto dos seus bens, mediante o pagamento das dívidas”. Está a negociar?! Mas então os crimes negoceiam-se ou são resolvidos nos tribunais? De acordo com o semanário, 193 milhões de euros contraídos pela grande empresária à Sonangol não foram para ajudar os pobres africanos. Com certeza que não. Com o empréstimo que deve ter tido o aval do pai, comprou acções da Galp; assim como os 146 milhões de euros contraídos pelo casal vip, Isabel e Sindika Dokolo, à Sodiam foram entrada no capital da holding que adquiriu a joalharia De Grisogono entretanto em falência. É certo e sabido, que no final a menina Isabel vai sair por cima como saiu Cristiano Ronaldo e quejandos – paga o que deve ao fisco e bico calado não se fala mais nisso.   

         - Vou retendo uma série de expressões húngaras, porque sei que a maioria do povo não fala inglês ou francês. Assim: por favor, kérem; um café por favor, kétem egy kávét; adeus, vizzontiásra; boa noite, jó éjt; bom dia, jó reggelt; olá, szia; obrigado, koszonom (faltam os tremas nos os).


         - Dia resplandecente. O sol voltou e estendeu-se preguiçoso sobre o campo radioso, mais puro e ebúrneo devido às chuvas da semana passada. A Annie, ao telefone, disse-me que não vê a hora de aqui tornar. Leituras lá fora. Cheguei à página 1000 do Green que em 1935 parece estar a mudar de vida, acompanhando a Europa preparando-se para a Segunda Grande Guerra.