segunda-feira, abril 30, 2018

Segunda, 30.
O tema de O Pesadelo dos Dias Felizes acaba de ser recusado por uma editora. Admito que Peter Santa Clara, afundado numa depressão assustadora, vai cometer certos actos reprováveis à luz de qualquer moral. Eu próprio me surpreendo com a sua conduta. Pergunto-me se o destino do médico de Medicina Interna poderia ser outro. Pergunto, não julgo. A verdade é que eu enquanto averbava a sua história, estive à beira dos mesmos abismos.  

         O curioso é que ninguém está de acordo comigo, mas eu estou de acordo com toda a gente. Gide dizia a propósito da incompreensão que houve em França em aceitar a obra de Dostoievski: “pour triompher d´une incompréhension, le meilleur moyen c´est de la tenir pour sincere et de tâcher de la comprendre”. É isso que eu espero.