segunda-feira, abril 02, 2018

Segunda, 2.
Deus não podia existir sem nós; nós não podemos existir sem Ele – eis o grande mistério da vida e da fraternidade cristã.

         - Em Novembro do ano passado, corri meia Paris em busca do livro de Pierre Loti, Vers Ispahan. A segunda vez que o procurei na Gilbert, o rapaz que me atendeu (não sei se na altura contei este episódio, suponho que não) disse-me para procurar no andar de baixo. De lá mandaram-me para o terceiro piso e aí que tornar-se ao segundo que era lá que o computador bem mandado me exigia presença. Fui, pois, directo ao simpático empregado queixando-me de andar para cima e para baixo inutilmente. Ele, todo sorrisos: “Vous savez, avec Loti il faut voyager.” Com efeito. Logo na primeira página, reencontro Pierre Loti como todos os seus leitores tanto o admiram: “Une grande barque à voile, vient de nous jeter ici, au seuil des solitudes, sur la rive brûlante de ce golfe Persique, où l´air empli de fièvre est à peine respirable pour les hommes de nos climats.” Que beleza! Que começo fabuloso para um livro que conta a viagem que o grande viajante empreendeu até à Ásia, em 1900. Não há quem como ele tenha caminhado tanto.


         - Os franceses não se deixam enganar. Hoje começaram uma greve que vai durar 36 dias! Chou Chou vai ter que se haver com eles. São 150 mil trabalhadores da SNCS, do TER e do TGV. Esta paralisação vai afectar 4 milhões e meio de passageiros quotidianamente. A que se junta a Air France e os empregados do lixo.