terça-feira, outubro 30, 2018

Segunda, 1 de Outubro.
Reparem se o comentador da SIC não é manipulador. Ele disse que não houve censura em Serralves. Se assim é, onde param as fotos eróticas de Mapplethorpe? Por que se demitiu o director, João Ribas? Qual a razão que levou o coleccionador Luís Teixeira de Freitas e retirar do museu 700 desenhos de artistas nacionais e estrangeiros que a filha fez saber ter sido em apoio ao director que se destituiu? 

         - O tsunami que varreu uma parte da Indonésia fez crescer o número de mortos: mais de oito centenas. As imagens da destruição, são impressionantes. 

         - Black tem em permanência uma gata que não o larga há anos. Às vezes ela chega à porta da cozinha onde sabe que o namorado dorme. Este sai quando ela inicia uma espécie de litania a que ele se junta e a dois passos uma do outro, desatam à desgarrada. Não se passa nada, apenas aqueles estridentes sons. Ultimamente, apareceu outro felino, que eu julgo ser do sexo feminino e ambos esperam pelo garanhão à distância. Chegam a estar a tarde inteira no mesmo sítio de atalaia. 

         - Sexta-feira, quando subia o Chiado, encontro um Tuk Tuk todo aperaltado. Dirigi-me ao rapaz que estava sentado ao volante e digo-lhe: “Era exactamente isto que eu pensava alugar para o meu casamento, domingo.” Responde ele no português brasileiro: “Acho muito boa ideia.” Espreitei lá para dentro e corrijo: “Bom. O espaço aqui atrás é muito diminuto. – Diminuto porquê? Você acha! – Porque a minha noiva tem um véu com mais de dez metros que não cabe aqui.” De imediato ele começa a retirar a grinalda de flores que cercava o capot do carro, dizendo-me: “Vai naquele ali que tem lugar para seis pessoas.” Era um Tuk Tuk maior que estava estacionado no outro lado da rua. Acudi, impedindo que ele desparamentasse a viatura: “Estava só a divertir-me consigo, porque o transporte assim decorado de facto convida à dança.”


          - Faleceu Charles Aznavour. Era um grande artista. O génio parecia eterno, afinal... As suas canções, os seus poemas, perdurarão para sempre. Vou ouvi-lo à exaustão.