segunda-feira, março 30, 2015

Segunda, 30.
Os esclarecidos senhores deputados marcaram julgo por unanimidade a data em que Eusébio será transladado para o fascizante Panteão Nacional. O motivo principal, aquele que o eterniza como valor supremo da inteligência e da moral nacional, segundo as luminárias parlamentares, é o facto de ter ganho duas bolas de ouro e ter levado o bom nome de Portugal aos quatro cantos do mundo... aos pontapés. Imagino que, quando chegar o momento dos nossos políticos, cientistas, artistas, escritores não haja lugar tendo em conta que já têm sarcófago reservado um Ronaldo, um Figo  e mais não sei quantos porque eu desse ouro não percebo patavina e nem sabia que o Panteão tinha sido construído para armazenar tipos que ganham bolas de ouro...

         - A prova que Deus existe é a sua constante busca ao longo de dois mil anos e já antes de Jesus Cristo pelos Profetas. Se lermos atentamente a Bíblia através dos tempos, verificamos que ela não divergiu muito consoante foi sendo interpretada por este ou por aquele Profeta. 

         - A prova de que os franceses odeiam a política seguida pelos socialistas, está no facto de reporem pelo voto um tipo sinistro chamado Nicolas Sarkosy. É preciso detestar tão profundamente um homem e um partido, para ceder o lugar a alguém coberto de sujidade até à raiz dos cabelos. 


         - Aconselho a leitura do artigo de Vasco Pulido Valente no Público de ontem. Marca pela síntese, pela memória histórica, pela lucidez e pelo confronto que desde Marx tem oposto o sistema capitalista ao operariado para rematar no frente a frente da pequenez dos nossos capitalistas e da pobreza dos nossos funcionários e assalariados (os operários são hoje quase residuais no contexto da História que começou com Estaline).  Ele, VPV, não vai ao ponto de afirmar como eu que a estátua ao senhor todo poderoso do BES, que teve direito a um venerando aperto de mão de todos os deputados (não escapou um, o respeitinho é muito bonito), quando da última presença na Assembleia, está já a ser esculpida por um notável artista nacional.