sábado, agosto 19, 2023

Sábado, 19.

Estive a ler o Público de hoje que consagra largas páginas ao estado do clima. Grosso modo não aprendi nada de novo, e continuo a verificar que os “especialistas” nunca atacam a origem (ou origens) do estado actual do Planeta. Macron, coitado, impôs agora uma taxa aos que viajarem sós nos seus automóveis. Taxas é o que os governantes mais gostam de aplicar, não só porque dá dinheiro como porque é fácil de implementar. Verdadeiramente, com o apoio dos lóbis da coisa, ninguém quer perder nada do que conquistou. Que eu saiba, os fogos não acontecem porque está calor, mas porque interesses de ordem vária e doentes mentais os fazem acontecer. Basta olhar para o que se passa no Canadá onde nas últimas semanas arderam 14 milhões de hectares de floresta e 20 mil pessoas foram desalojadas. Tenerife segue-lhe os passos e tantos outros países. Por cá há dois tipos de incêndios: os que nascem da incúria e analfabetismo dos agricultores que restam de uma geração impreparada e dos criminosos e tarados mentais. Uns e outros dão o mote a António Costa e aos senhores protectores do Planeta, para encher os cofres do Estado à nossa custa. Quando lhes convém e favoreça a sua imagem, como aconteceu com as Jornadas Mundiais da Juventude, o Planeta desaparece ou entra em stand-by. 

         - Se quiser dar crédito ao meu iphone, o coxinho, coitadinho, coxeia cada vez mais e melhor. A semana passada a média diária de passos foi de 2956. Sem falar no número de lances de escadas escalados. Devia haver também o registo das páginas lidas por dia. 

         - Estive à volta dos tachos várias horas. No final resultaram quatro grandes frascos de compota de figo que vos afianço estar uma delícia. Entretanto, enquanto a coisa ia cozendo, eu lia o ensaio de Edward Wilson-Lee sobre Damião de Góis e Luís de Camões. A cada duas páginas, remexia o fruto e quando cheguei à página 20, tinha o trabalho terminado. Posteriormente foi enfrascar não sem que antes tivesse escaldado todos os vidros. Muito calor esta tarde por aqui.