sábado, agosto 12, 2023

Sábado, 12.

Afinal o Papa Francisco trocou as voltas aos fiáveis jornalistas, que davam por certa a nomeação a cardeal de Lisboa do sacerdote-político, que se distribuía em viagens e intervenções nas televisões não digo aéreo, mas beato. O pretendido foi o bispo Rui Valério com obra realizada e personalidade fascinante de eclesiástico. Excelente escolha. 

         - Ainda podemos ter alguma esperança na Justiça. O Tribunal Constitucional, reforçou a sentença contra os energúmenos que mataram o imigrante Ihor Homenyuk no aeroporto, inspectores do SEF Luís Silva, Duarte Laja e Bruno Sousa, em Setembro de 2021, em nove anos de prisão pelo crime de ofensas corporais agravadas que resultou na morte do infeliz.    

         - A corrupção é a maior praga dos regimes democráticos, porque quanto aos outros é livremente aceite como sustentação dos que detêm o poder. Ora a Ucrânia tendo sido governada por agentes de Putin, não fugia à regra – a corrupção está instalada mesmo em tempo de guerra. Vai daí, Zelensky, perante a podridão dos chefes regionais de recrutamento militar que utilizavam esquemas de corrupção na admissão ou exclusão dos mancebos, decretou que só os que estiveram em combate são “pessoas a quem se pode confiar o sistema de recrutamento”. Por isso, para o lugar dos corruptos vão os deficientes e os que perderam a saúde em combate. Medida curiosa e humana e socialmente interessante.  

         - A Federação Russa de Putin dá que pensar. Enquanto a Europa e os Estados Unidos tudo dizem ter feito para pôr de rastos a sua economia, eis que os russos acabam de pôr em órbita o módulo Luna-25 que alunará daqui a duas semanas. Desde 1976 que ensaios desta envergadura não aconteciam.  

         - Fiz quatro frascos de compota de amora. E chega. Estou picado nos pés e pernas, mãos e braços. Basta!