domingo, agosto 06, 2023

Domingo, 6.

Pronto. Voltámos ao inferno com o mafarrico do António Costa a fazer o resumo de uma semana santa: acontecimentos como este das Jornadas da Juventude, são muito úteis para a economia e o turismo, sentencia sua excelência. Todos sabemos que a base do socialismo à portuguesa é a riqueza. Daí a dolorosa adaptação a um mundo político onde as pessoas não contam, Deus está ausente, e só a propaganda barata merece realce. Costa, o primeiro-ministro, não compreendeu absolutamente nada do que aconteceu em Portugal com a estada de Sua Santidade o Papa Francisco entre nós. Pobre homem, sem horizontes para o futuro, preso a cadeado ao presente e ao passado. E já agora aos tostões que na carteira dele são milhares. Tontaria de vida. Vulgaridade de um tempo. 

         - Esta manhã, não tendo nada para comer, quando me organizava para ir às compras, o carro não pega. Chamei o meu anjo da guarda inglês e eis que John chega preparado com o necessário para acudir ao seu solitário amigo. É com ele que conto quando me vejo em apuros. Se falo deste episódio, é para dar a conhecer a personalidade do meu vizinho. John diz-me que comprou uma camioneta e mostra-me as fotografias no telemóvel. Artista como é, está a transformá-la numa autocaravana, o rés-do-chão está pronto com tudo o que há de essencial – sofás, mesas, banca de cozinha, frigorífico, etc. – e está já a montar os quartos no piso de cima. Diz-me que espera o acompanhe numa viaja até Inglaterra.     

         - Depois de ter assistido à missa celebrada pelo Papa, fui para a cozinha fazer compota de figo que tinha colhido de manhã cedo. Ontem e hoje, como é habitual ao fim-de-semana, muito trabalho: regas, apanha de amoras, confecção de um prato para arquivo. Entre o ecrã de televisão, fechado em casa onde se está ao fresco, o nariz de fora onde estiveram 40 graus para chamar o Black, assim decorreram os dias. Tenho esta semana muito agitada e não sei se irei a Guimarães confortar o Guilherme que acabou de sair do hospital onde esteve um mês inteiro. Amanhã tenho um compromisso de almoço em Lisboa, terça uma ida ao oftalmologista, quarta recebo aqui, quinta vou a Caldas da Rainha estar com a Alice, sexta (talvez) ao Norte.