sexta-feira, agosto 18, 2023

Sexta, 18.

Acordei choné muito embora tenha dormido sete horas seguidas. Às nove da manhã fui com o carro à inspecção a Azeitão. Um pouco antes, sentindo-me lento e taralhouco, parei num café a enfiei uma bica. Não funcionou. Com a máquina no sector da parafernália de objectos que controlam tudo e mais alguma coisa, o técnico diz-me que faça pisca para a direita e eu fazia para a esquerda e o contrário, travasse e eu acelerava, ligasse os máximos e teve que vir ele fazê-lo porque eu não atinava com o comando. Tanta tonteira a que se deve, quando habitualmente adoro o rompimento do meu quotidiano ritmado pela escrita, a leitura e os pequenos-grandes trabalhos na quinta? Contudo, dali fui ao técnico da roçadora a caminho de Setúbal e, de súbito, todo o meu sistema nervoso acordou e eu reconheci-o nos mínimos lampejos de cada gesto. Mistério. 

         - Mais um drama com migrantes. Desta vez com infelizes do Senegal despachados num barco para a morte. Andaram mais de um mês à deriva e a piroga veio a ser resgatada nas águas de Cabo Verde. Dos 101 migrantes, 63 morreram à fome ou desidratados. A maioria são jovens em busca de uma vida melhor. Quando nos veremos livres deste drama? Vergonha das vergonhas de uma Europa que finge desconhecê-lo e chora lágrimas de crocodilo quando é confrontada com a tragédia. 

         - Rebentou mais um escândalo. Portugal é useiro e vezeiro neste tipo de crimes. Falo da operação “Tempestade Perfeita”. Ao todo, até agora, estão acusados sete funcionários do ministério da Defesa, dos quais três altos quadros, 36 empresários e seus familiares, assim como 30 empresas. Corrupção activa e passiva, branqueamento de capitais, peculato e não sei mais o quê. O principal desta actividade criminosa, vem do tempo em que João Cravinho era ministro da Defesa. Eu gosto do homem, da sua dedicação às causas e actividades que exerce ou tem exercido, sempre com espírito de missão, humilde, discreto. Mas se tiver mão neste rol de crimes, deve ser julgado e, do meu ponto de vista, já devia ter renunciado ao cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros.

         - Vem aí mais um familiar do vírus chinês. Chamam-lhe EG.5 ou Éris. A OMS diz que não é muito contagioso, mas que pouco se sabe ainda do bicho. Seja como for, os parentes tenebrosos do SARS-COV 2, parecem ter vindo para ficar e são muito apreciadores de gente idosa. Eu que já me vou arrumando nesse grupo, não tenciono vacinar-me embora esteja sempre atento à sua evolução. 

         - Apesar de o dia ter começado titubeante, o facto é que estou agora (16 horas e dezoito minutos) em plena forma. Não se trata de atarantação, de mexida de boneco articulado, trata-se da imbuição de uma forma de paz interior que me é familiar. A tarde parece ter-se deitado sobre o meu corpo, toldando-lhe os sentidos, afastando as dúvidas e as incertezas e trazendo a cada minuto a terna presença de algo misterioso que me arrasta paralisando-me. Ficar imóvel a sentir o tempo viver para mim, colher o silêncio como ruído de algo vindo da estratosfera, medir o silvo que o acompanha, deslizar sobre as horas até ao princípio imaculado do ser...       

         - Prometem-nos para a próxima semana mais do mesmo, isto é, 40 graus Celsius. Com eles os incêndios, os avisos do ministro da Administração Interna, o garbo dos bombeiros, as aflições das populações, o abalo nas férias dos governantes, coitadinhos. 

         - Os políticos no nosso país são tão foleiros, artesanais, rústicos! Que tristeza.