sexta-feira, abril 24, 2020

Sexta, 24.
A radiografia dos lares para a dita terceira idade que o coronavírus descobriu, é a maior vergonha deste ou de qualquer outro país. Eu conheço bem o assunto e no Rés-do-Chão de Madame Juju o tema é abordado. Os velhos são literalmente desprezados, atirados para o cemitério que são essas instituições privadas e públicas, espécie de ante-câmara da morte, que os vai habituando à ideia do fim por inúteis e incómodos. Que Deus me livre desse gólgota! Prefiro morrer aqui, só, sozinho, coitadinho que rodeado da hipocrisia daqueles beatos e beatas, ou dos fingidos dadores do tempo e da caridade social, uns ligados à Igreja, outros ao partido de esquerda, ambos amantes da família e, evidentemente, como se vê, da sua dignidade.

         - Cada vida é uma história mal contada.

         - Ouve-se o ribombar de foguetes pelo êxito do Conselho Europeu reunido por videoconferência para aprovar um fundo de recuperação económica para toda a zona euro.  É o espectáculo habitual. Eu, sempre céptico, digo-vos que os biliões de que falava outro dia Centeno, não vão acontecer. De resto, está implícito na conversa fiada, que haverá outra reunião em Maio (também é do costume) e as divisões entre Norte e Sul são mais que muitas. Verdadeiramente não ficou nada aprovado. E vai daí, logo o mundo financeiro e económico se agita a ver quem receberá o quinhão maior. Em vez de aproveitarem a crise causada pelo vírus chinês para reformularem o sentido da Europa, com estratégias de desenvolvimento sustentadas, onde o homem fosse o centro da união, não. Estão a baralhar e a tornar a dar o mesmo jogo viciado e aldrabado. 


         - Súbitas saudades do tempo invernal passado em Cracóvia. Longa conversa com o Mário (advogado). Enfim, tenho café para três meses de confinamento. A Nespresso que é desprezível quanto a organização e pretende manter-se como nicho de mercado dos ricos, não passa de uma empresa comezinha, sem dimensão séria, nem respeito pelos seus clientes. Tudo nela cheira a amadorismo, a coisa barata, a novo-riquismo. Tempo sereno, sol qb.