quinta-feira, abril 23, 2020

Quinta, 23.
A mancha pletórica de vinha, estende-se além da estrada traçada entre oliveiras cortadas para a plantação dos eucaliptos. Duas dessas preciosidades fui eu arrancá-las ao fogo e são duas vaidosas donzelas que adornam o jardim e hoje me dão o prazer de azeitonas que a Piedade sabe como ninguém transformar em um acepipe delicioso. Com a decisão do corte dos eucaliptos, o meu vizinho rasgou horizontes, o próprio céu, de forma a que ventos alísios não encontrem destino e vaguem doidos pelo espaço sideral. A casa - esta que me abriga -, vista de longe parece ter diminuído de volume em favor da planície que ficou enorme, distendida e feliz. O próprio silêncio tornou-se cristalino, com um murmúrio sibilado, que nos enche e redimensiona a nossa natureza definitivamente esculpida no Todo.

         - O meu amigo Nicolas, recentemente formado, foi colocado no hospital central de Marselha. Acaba de ser contagiado com o coronavírus. É sempre penoso sabermos que um médico sofre da doença que tentou evitar ou curar ao seu semelhante. Eu desde a infância que sei e por isso a minha grande admiração por todos os clínicos, não só emocionalmente como incondicional. A medicina é a fronteira entre a vida e a morte e os médicos os protectores do sofrimento humano.  

         - O projecto editorial 20/20 mandou-me um e-mail a convidar-me para entrar numa espécie de mesa redonda através da Internet sobre como se concebe um livro, romance ou outro. Respondi deste modo: “Por muito respeito que me mereça o Sr. Paulo Ferreira - e merece -, e agradecendo à Editora 20/20 o convite, adianto que a literatura e o escritor não se devem submeter a este género de iniciativas, devendo antes no silêncio das horas consagrar-se a criá-las com ou sem editor.”


         - Quase conclui a limpeza do jardim. A roçadora e eu temos uma sintonia tão perfeita do cansaço de uma e outro, que a gasolina nos ordena no momento-limite a suspensão do trabalho. Longa conversa com Annie, Robert e António Carmo. Feliz por viver aqui e do modo como vivo.