quinta-feira, janeiro 19, 2017

Quinta, 19.
Quarta-feira, na região de Abruzzo, em Itália, um tremor de terra junto com avalanches de neve, causou pelo menos dez mortos e um número indeterminável de vítimas. Um hotel ficou sepultado sob toneladas de neve.

         - Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo Operação Marquês e o juiz Carlos Alexandre proibiu-o de contactar José Sócrates que parece estar no centro do vulcão. O ex-banqueiro, se fosse outro, há muito que estava fora destas complicações. Bastava-lhe começar a falar docemente para meio mundo político se enterrar pelo chão abaixo e os suicídios serem em catadupa. A história pós-25 de Abril passa toda por ele.

         - Interrogo a Bíblia e a Bíblia me interroga. Esta frase é do Diário de Claudel e vem citada num dos Diários de Julien Green. Eu assino por baixo. Nas tardes tranquilas e saborosas que passo ao sol depois do almoço a ler, terminei há pouco o primeiro volume traduzido do grego por Frederico Lourenço dos quatro Evangelhos sinópticos. Assim A Bíblia não só me interroga como me desassossega e atormenta. O majestoso trabalho de Frederico Lourenço, não perde de modo nenhum a beleza encantatória que eu havia encontrado quando a fui lendo no fio do tempo, como desfaz muitas dúvidas que o texto em versão latina me suscitou. Redigo outra vez que se trata de Bíblia e não de A Bíblia. Esta subtileza é muito importante para se perceber o fabuloso trabalho do estudioso dos clássicos gregos.


         - Esta manhã não tive direito ao duche, ao café da manhã, ao gás de botija. Todos estes elementos do quotidiano a que estamos habituados gelaram, recusaram-se a trabalhar, “deslicaram” devido às temperaturas negativas de quatro graus que por aqui fez. Os vidros das janelas pareciam martelados como se fossem vitrais, no chão do campo estendia-se um tapete álgido, o som surdo da terra ondulava no espaço, a vida tinha paralisado, Black choramingava como se pedisse uma carícia à porta da cozinha. Quando o sol se levantou, mal e parcamente tudo renasceu.