terça-feira, janeiro 24, 2017

Terça, 24.
Aqui deixo à reflexão dos meus leitores este maravilhoso texto escrito por Julien Green e que está gravado em mármore na sua capela mortuária em Klagenfurt, na Áustria.

Se eu estivesse só no mundo,
Deus teria feito descer o seu Filho unigénito
Para que Ele fosse crucificado e assim me salvasse.
  
Eis um estranho orgulho - direis.

Não creio que tal ideia
Tivesse atravessado mais do que uma cabeça cristã.

Quem, portanto, O julgou,
Condenou, golpeou e O crucificou?

Não duvidem um segundo - fui eu.

Fui eu que tudo fiz.

Cada um de nós pode dizer a mesma coisa,
Todos tal como somos e em todos os cantos do mundo.

Se é preciso um judeu
Para Lhe cuspir no rosto
Eis-me aqui.

Um funcionário romano para O interrogar,
Um soldado para O torturar com desprezo,
Um homem cruel para O fixar com pregos na cruz
A fim de que Ele aí fique até ao fim dos tempos,
Esse serei ainda eu, sei fazer tudo isso se necessário for.

Um discípulo para O amar,
Eis o mais doloroso de toda esta história.
O mais misterioso também.
Porque, enfim, Tu sabes bem

Que esse serei eu.