quarta-feira, agosto 10, 2016

Quarta, 10.
Dramáticas imagens do Funchal a ser consumida pelo fogo que lavra encosta abaixo em direcção ao centro da cidade. Dezenas de casas ardidas, um hospital a ser evacuado, um hotel a partir em chamas, o Presidente da Madeira a dizer que está tudo sob controlo, em directo nas televisões, ante os nossos olhos estupefactos com o jornalismo que hoje se pratica. Igualmente no Norte do continente onde os bombeiros não dormem há dias, as serras desaparecem, o gado morre, as famílias vêem-se na rua, desamparadas. Os autores disto tudo não foram as altas temperaturas, mas os pirómanos que a polícia diz ter capturado. Até agora estão contabilizados três mortos e mais de mil desalojados. Os prejuízos não foram ainda calculados. 

Foto jornal Público online

         - Justamente, para prevenir idênticas situações, enfim, apareceu aí o homem para fresar o terreno. Para tanto tive alvorada e uma pequena escaramuça com ele porque alterou o preço para mais trinta euros. O trabalho ficou atamancado. Os que não são proprietários de coisa nenhuma, não sabem a sorte que têm. Bem faz o professor Marcelo que nunca teve interesse em possuir habitação própria. Diz ele que sai mais caro – e tem razão.

         - Erdogan refez alianças. Como a Europa do euro é uma manta de retalhos sem estratégias definidas, ele voltou para o seu velho aliado Putin. Senhor todo poderoso, vai implementar um califado, a pena de morte, e desfazer tudo o que o “pai da Turquia”, Kemal Ataturk, construiu.


         - Todos os anos, chegado a esta altura, interrogo-me para que serve a inspecção ao carro. Mais me dana porém, ter antes que o levar ao mecânico para que sua excelência “passe na inspecção”. Sempre me cheirou que andam aqui dois a ganhar à conta dos papalvos. Pois para que serve o exame à viatura senão para detectar anomalias, e se as houver repará-las no mecânico! Foi isso que fiz hoje. O carro passou sem cunha e sem problema... Poupei 120 euros que foi quanto o mecânico me levou o ano passado. O colega há dois anos 200 euros sem que eu ou o automóvel nos queixássemos de artrose ou bicos de papagaio.