terça-feira, maio 10, 2022

Terça, 10.

O mundo ficou suspenso das eruditas palavras de Putin e afinal (como diz José Milhazes) a montanha pariu um rato pequenino. Que discurso oco, vazio de ideias, de ideologia, apenas concentrado na razão e utilidade da guerra como elemento vivificador de uma nação moribunda! Ridícula aquela parada militar, que só acontece nos países onde a ditadura impera. É uma cópia da da Coreia do Norte, China e países pequenotes associados. 

         - Dos novos artistas que emergiram nas duas últimas décadas: vejo três que nunca me desiludiram: David Fonseca, Carminho e Agir. O resto é quase tudo propaganda barata. 

         - Não são só os bancos que roubam e pelos vistos à grande e à francesa, também os homens do gás que passaram a cobrar aquilo que antes era grátis – o adaptador das botijas. Para além de reduzirem o líquido de cada bilha. 

         - Ontem no metro, sentados á minha frente, estavam dois homens: um de uns quarenta anos, o outro na casa dos vinte e tal. A dada altura, o mais velho pôs-se a arranjar o toutiço que o mais novo exibia na cabeça, todo meiguices, trejeitos e sorrisos apaixonados. Depois, terminada a tarefa, ficaram seráficos, a mão apoiada na perna gorda do de mais idade, este de olhos melados fixos nos do parceiro. Em redor, os portugueses machões cuspiam ódio, mas nada diziam: apenas risinhos nervosos, olhares indignados. Eu só não me escangalhei a rir, por compaixão pelos meus patrícios. 

         - Ontem e hoje, madruguei. Pelas sete da matina já estava de roçadora em punho a cumprir o programa que me havia imposto. Deste modo, toda a grande superfície em frente da casa, ficou num estado de limpeza tal que se pode utilizar o chão para mesa de jantar. A par disto, plantei as ervas aromáticas, conclui as duas paredes da piscina, e ontem ainda dei um salto a Lisboa para almoçar (pró chic que ela fez questão de me oferecer) com a Alzira; sem que antes tivesse escrito uma página do romance que me saiu muito bem, quero dizer, encontrei o estratagema que permite qualquer coisa aconteça entre Ana e Ajustes. Se isto não é felicidade, o que é?