quinta-feira, maio 05, 2022

Quinta, 5.

Ontem passei no Corte Inglês para comprar o jantar e de caminho trouxe meia dúzia de scones que a semana passada estavam a 55 cêntimos e agora a 70. Encontrei um amigo de longa data que ali fora abastecer-se de produtos alimentares e clamava, alto e bom som, da carestia da vida. Disse-lhe: “Tens razão. Mas diz-me: é melhor viver apertado financeiramente ou abandonar um povo que luta pela liberdade e dignidade ou sustentar uma guerra mundial?” Calou-se. 

         - O PCP indigna-se contra a foule nacional que o enfrenta, mas esquece-se da luta que alimentou contra os partidos da direita e do centro enquanto durou a “geringonça”. Tudo e todos que não eram por ele, acusava-os de fascistas, da extra-direita e quejandos.  Cá se fazem, cá se pagam. Em democracia, por cima das arruadas, impera a tolerância e o diálogo – ou devia. 

         - Telefonei à Annie e felicitá-la pelo seu aniversário. Surpreendeu-se. Ouço-a perguntar ao Robert: “Hederrrre diz que faço hoje anos, é verdade?” Robert vem ao meu ouvido e diz-me: “Aniversário! (depois de um silêncio) à sim, é verdade. Fazes hoje anos.” “Quantos?” quer saber a mulher. Robert não lhe dá resposta. Eu que ainda o escuto, digo-lhe: “Robert, esquece o dinheiro e compra um bolo para Annie.” Quelle tristesse perte la memoire et son identité! 

         - “Assim acabamos todos: o nosso nome numa praça, numa rua, num lugar, nem que seja no bairro das Telheiras. Não eu, claro: a minha condição de marginal, de ultramarino, de estrangeiro – protege-me. As oportunidades de consagração nunca se estendem até nós – os pestiférés!" Estas considerações de Eugénio Lisboa, moldadas no Diário (p. 105), levam-me a pensar que ele aspira a ficar nas paredes da cidade. Que ideia bizarra! Eu que descrevo em A Camisa de Linho (título provisório) uma cidade imaginária, dando nomes a ruas e avenidas dos meus amores e amigos. Consagro deste modo a nossa amizade na passagem por este mundo, embora, para se perceber o sentido da toponímia, terá que se conhecer o meu Diário completo. 

         - Justamente. A páginas 47 enfrento o obstáculo criado pelas divergências violentas entre Ana e Ajustes. Surgiram quando eu menos esperava e desejo transformar aquela animosidade em qualquer coisa de surpreendente, por exemplo, o súbito interesse amoroso da concupiscente Ana pelo seu explosivo vizinho. O antagonismo entre os dois é de tal modo inverosímil, que a minha cabeça não pára de efabular uma saída para que a união não seja tão acintosa.