quarta-feira, maio 04, 2022

Quarta, 4.

A atiçada menina do BE que pelos vistos e apesar de o seu partido (eu disse partido? Bizarro!) ter ficado ao nível do outro do táxi, não se cala e insiste nas mesmas propostas que o povo rejeitou, mas desta feita em tempos de vacas magras. Assim como acho vergonhosa a atitude da direita, todos se estão barimbando (é Madame Juju que fala por mim) para o contexto actual. Eu não morro de amores por Costa, mas tenho dúvidas que alguém possa governar nesta altura melhor do que ele. São as circunstâncias que arrastam os factos. Como atravessamos uma época de incertezas, a filosofia pensada pelo primeiro-ministro, parece a melhor e a mais equilibrada. Quanto às razões absolutamente justificadas da pobreza, dos baixos salários e reformas, são recorrentes: estejamos a nadar em dinheiro ou a contá-lo, não passamos de miseráveis. O que me encanta acompanhar, é a viagem triunfal de António Costa com maioria absoluta e sem aqueles apêndices demagógicos que bloquearam quase sempre a sua acção. Agora ele tem de provar que é melhor sozinho e com dupla atitude: não deixar crescer a direita e afastar de vez a esquerda tranquiberneira. Não queria estar no seu lugar. 

         - Filipe, sempre atento, envia-me uma foto de Boris Johnson, onde leio estas palavras do primeiro-ministro do Reino Unido: “Os nossos filhos e netos dirão que os ucranianos ensinaram ao mundo que a força bruta nada vale contra a força moral de um povo livre.” 

         - E estas linhas que me deixaram revoltado: “Hélder estou novamente desempregado, a empresa alegou que ao fim de quatro meses “não me tinha adaptado”, e depois contratou um miúdo de 20 anos, como tinha o contrato a tempo incerto, mandaram-me para casa na hora.” Eu dirigi ao longo da minha vida profissional em diferentes situações para cima de uma centena de pessoas, nunca utilizei tais métodos. Não é uma questão de tempos modernos e de ganância empresarial, é um quesito moral e de respeito por cada ser humano independentemente de ser nosso trabalhador. No caso um excelente criativo.