quinta-feira, janeiro 30, 2020

Quinta, 30.
Ontem cheguei à piscina adiantado. Por isso, uma técnica que trabalhava com as crianças de ambos os sexos, disse-me que teria de esperar até que a revoada de estorninhos levantasse voo. Fiquei, portanto, ali sentado a observar aqueles corpos juvenis, aquela actividade fastidiosa, aquele entusiasmo empolgante. Pensei no que diria Green e, sobretudo, Gide (um mais pederasta, outro mais pedófilo) ante aquele fulgor da natureza em gestação. E conclui que não se deve tocar na infância ela é tão sagrada e pura como a essência de toda a vida. 

          - Ontem à noite, depois de tanto matutar, sentei-me ao computador e escrevi o começo de O Matricida. Não foi preciso muito para acreditar que todo o romance nasce de uma frase, num instante de inspiração ou lá o que se queira chamar. Para mim foi necessário apenas isto: Naquela manhã o sol abriu um buraco por entre as nuvens espessas e despejou um raio grandioso de luz sobre a Terra...  Era o princípio que me faltava, chave que abriria a caixa de Pandora; porque o fim há muito tenho-o desenhado dentro de mim. Tem esperança, rapaz! A partir de agora vai em frente por muito esforço, abnegação e solidão que a tarefa te incite. Um romance é uma forma de escravidão que toma conta do romancista todos os minutos do seu dia. Mas tu sabes disso, não sabes?

         - A assustadora expansão do coronavírus leva a grandes medidas de defesa: 60 milhões de chineses retidos em casa, cidades desertas, actividade humana reduzida ao mínimo, companhias aéreas a suspenderem viagens para a China, repatriamento dos nacionais para os diferentes países da Europa, a contaminação a chegar cada vez a mais países, cento e tal mortes, milhares contaminados. Portugal, por enquanto, tem escapado.  


         - Dia sem uma réstia de sol. Não faz frio, antes fizesse. Horas estafantes de um dado para o outro com o técnico ao portão a tentar pôr em marcha o sistema automático. Ligeira tristeza engastada numa alegria ténue que sustém estranhamente a tristura. A Piedade está com gripe e por isso proibi-a de vir.