quinta-feira, janeiro 02, 2020

Quinta, 2.
Carlos Ghosn pirou-se da prisão onde estava detido por corrupção e outros crimes financeiros quando dirigia Renault-Nissan, em Paris. A fuga rocambolesca do Japão para o Líbano onde tem importantes negócios, levou as autoridades nipónicas a cerrada busca aos que devem ter recebido grossas maquias para salvar o gestor das garras da Justiça. O dinheiro ganho por processos desonestos, serve para isto, isto é, alimentar redes de malfeitores. Lá não existem as centrais de advogados que com sólidas somas transformam os gatunos em honestas criaturas.  

         - O ano como disse traz-nos muitas apreensões. Desde logo o anúncio do ditador da Coreia do Norte de prosseguir com novas armas nucleares, fazendo tábua rasa dos acordos que fez com Donald Trump.

         - Em Hong Kong os bravos defensores da democracia, fizeram do primeiro dia do ano, uma data mais a assinalar a coragem de enfrentar o ditador da China que os quer açaimar. Nunca houve tantos manifestantes na rua e os confrontos foram terríveis. É crucial que assim seja. De contrário, tarde ou cedo, daquele lado do mundo virá outro Hitler que anexará milhões de povos. A verdade é esta: a China e a Rússia estão a posicionar-se no mundo com mais inteligência e perigo que os Estados Unidos. 

         - No Iraque a embaixada dos EUA foi invadida e incendiada, como resposta aos raides americanos e à presença daqueles no país. Talvez tenha havido mão do vizinho Irão. Mas que importa se a razão está com os heroicos iraquianos. Desde a invasão do país pelo alcoólico Bush, que o mundo e a Europa sofre as consequências. Todos os sanguinários jihadistas nasceram dali.

         - A minha mochila presa por costuras, remendada por mim num ponto cerrado que suportasse o peso dos livros e do computador, foram cedendo umas atrás das outras. De modo que outra alternativa não tinha que comprar outra. Andei por vários sítios à procura de alma gémea que me agradasse e não me fizesse propagandista da marca. Pronto a desistir, fui ao Corte Inglês e eis que encontro um exemplar lindíssimo, sólido para mais dez anos, e com o charme de não se parecer com nenhum outro.


         - Escrevo no salão, o computador nos joelhos, diante de um grande fogo que se exibe em chamas douradas no espelho da lareira.