quarta-feira, abril 29, 2015


Quarta, 29.
Os números da tragédia que sacudiu o Nepal, não param de nos impressionar. Passam já de seis mil os mortos, estão feridos pelo menos 10 mil pessoas. Em consequência do sismo, dizem os cientistas, o país deslocou-se três metros para o Sul, a capital Katmandu ganhou 50 centímetros em altura embora a Norte tivesse descido outros 50 centímetros.

         - Nos Estados Unidos a morte de negros pela polícia branca, transformou-se em qualquer coisa muito aproxima da caça ao homem. São várias as mortes de afro-americanos às balas da polícia e sempre por métodos que repugnam e revoltam as populações. Baltimore está a sangue e fogo. Um jovem negro de 25 anos foi abatido e no seu enterro a cidade conheceu um tumulto tal que o governador decretou o recolher obrigatório.

         - Quem me visse fardado para duas horas de trabalho no jardim, estranharia o equipamento que me enfeita: capacete, viseira, luvas, tampões nos ouvidos e máquina empunho preza ao arnês que me atravessa as costas. Hoje quase acabei o jardim. Carpe diem, Helder carpe.

         - Esta manhã na fnac do Alegro, encontrei a tradução de D. Quixote feita por Miguel Serras Pereira. Trabalho notável como tudo o que aquele verdadeiro homem de Letras faz (estou a lembrar-me do Danúbio). Possuo várias traduções e um original em espanhol da maravilhosa obra de Cervantes, mas nenhuma me custou 10 euros e ainda por cima encadernado! A edição é da D. Quixote que por estar aniversariante, quis presentear os seus leitores. Obrigado, amigos.