quinta-feira, abril 23, 2015


Quinta, 23.
Um rapaz de 13 anos entrou na sua escola, em Barcelona, armado de diversos instrumentos bélicos e matou um professor e feriu várias outras pessoas, funcionários e colegas. Um caso assim é raro em Espanha e por isso o país ficou em estado de choque. Que motivação está por trás do crime, ninguém sabe. O que se sabe é que ele havia desabafado com os colegas que iria matar alguns professores do instituto Joan Fuster onde estudava.

         - Avoir le courage d´entreprendre quelque chose est l´un des principaux facteurs de succés. James A. Worsham é o autor, a citação de Gabriel Matzneff. A frase transformou-se numa rábula à La Palisse, mas celebrizou o seu autor.

         - Três milhões de portugueses estão no limiar da pobreza. Portugal, diz um relatório da Cáritas, somos o país da Europa que mais aumentou o risco de pobreza. Esta vergonha é a vergonha de todos os políticos que nasceram no 25 de Abril de 1974 e governaram Portugal até esta manhã. Na Europa os pobres rondam os 122 milhões.  

         - Andei de loja em loja a ver quem me podia formar o original com 500 páginas do romance. Em vão. Para os seis centímetros de lombada não há máquinas. Tive então que “fazer dois volumes” como dizia o rapaz da loja que se ocupou do trabalho. Entretanto, aproximaram-se os colegas, assistem à conversa os poucos clientes que estão a ser atendidos. O rapaz diz que o título é “muito giro” e pergunta-me quanto tempo levei a escrever o “calhamaço”. Perante a resposta: “Quem trabalha por gosto...” Uma rapariga que está para ser atendida aproxima-se de mim e fica literalmente embasbacada num ping-pong constante, a mirar-me e ao volume das folhas. Enquanto esperava o elevador para sair, ouvi os comentários e percebi que falavam impressionados do tempo que levei a escrevê-lo - mal eles sabem que isso é o que menos interessa.

         - António Costa levou quatro meses a dizer ao que vinha, formou um grupo de eminentes economistas, estes apresentaram anteontem o seu programa, e ontem o secretário-geral dos socialistas veio dizer que aquilo não era a Bíblia do PS. Estamos entendidos.