quinta-feira, novembro 19, 2020

Quinta, 19.

A mim quer-me parecer que a avalanche de informação sobre as vacinas contra o Sars-Cov-2, não passa de uma forma de os laboratórios ganharem dinheiro. Uma simples hipótese, uma notícia balbuciada, logo as acções sobem 10 por cento em Bolsa. Até com a desgraça ou antes com a infelicidade de milhões, uns quantos fazem fortuna. Que mundo!  

         - “Com 3,5 camas por mil habitantes, Portugal está abaixo da média dos 27 países da União Europeia (UE), que é de cinco camas, e no 23.º lugar num conjunto de 32 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) analisados no relatório Health at a Glance 2020 que aquela organização publica todos os anos.” Transcrevo do Público para dizer que esta notícia contradiz tudo o que Costa nos tem vindo a impingir.

         - A esquerda que faz a hegemonia do pensamento nacional como outrora outros prenderam o país a doutrinas totalitárias, tem na informação um excelente aliado. Um enorme arrastão de entendidos pôs de parte Joe Biden (como fizeram no primeiro mandato a Obama), para dar a sua preferência a Kamala Harris. Não se sabe que pode a senhora vice-presidente fazer de mais sábio e com melhores conhecimentos que o vencedor das eleições americanas, mas já labutam e no íntimo até desejam, que Biden não chegue ao fim do mandato.

         - Anteontem no Corte Inglês quis comprar bolo rainha. Sou atendido por um rapaz enorme, alto, largo de ombros, uma bubela na testa, ar imponente. Olho o produto e vacilo devido ao muito açúcar. Pergunto se foi feito ali e ele diz-me que não, foi na Estrada da Falagueira. “Oh, já fui muito feliz na Falagueira!” O rapaz, de súbito, quase dança na minha frente, a voz vira falsete, os gestos femininos e num brasileiro redondo e cantante, replicou: “Não me diga! Cruzes, não posso!” a mão posta delicadamente no peito. Eclipsei-me. 

         - Ataquei o relvado em volta da piscina. A primeira meia hora foi gasta a tentar pôr a trabalhar a tondeuse; hora e meia a aparar a relva. Não quero que o recinto se transforme em mato como tem acontecido em anos precedentes. De tarde, precipitei-me para o romance: 93 linhas, nada mau. Tempo outonal, sol e nuvens altas. Leituras; Green e S. Paulo (Cartas aos Romanos). Estou a pensar em ler o Diário de Catherine Mansfield pelo que dela disse a amiga Virginia Woolf e recentemente George Sand nas páginas do seu Diário Íntimo.