quarta-feira, junho 03, 2020

Quarta, 3.
Agora é Nova Iorque o campo de batalha. Apesar da ordem de recolher obrigatório,  milhares invadiram as ruas. Houve centenas de prisões, algumas mortes, incêndios, assaltos a supers e lojas famosas, confrontos com a Polícia. Os democratas tentaram encurralar Trump no Pentágono, mas os republicanos impediram. O mundo associou-se à revolta condenando o racismo, várias capitais europeias protestaram diante das embaixadas dos EUA. A mim não me sai dos olhos a imagem do polícia sufocando Floyd até à morte.

         - Como não me sai da mente o número impressionante de desempregados que deverá andar nos trinta por cento da massa laboral. Isto no espaço de dois meses! Já aqui me referi que a Covid-19 veio descobrir o lado mentiroso da situação. Antes diziam-nos que o desemprego estava em menos de 10 por cento; sabemos que a fragilidade desse emprego era em grande parte trabalho temporal, portanto, sem fidelidade do patronato. A situação interessava a todos: governo porque se vangloriava do êxito das suas políticas; patrões porque tinham mão-de-obra mais barata e sempre possível de dispensar.

         - Eu dou razão aos alienados do futebol quando exigem assistir dentro do campo ao jogo das suas equipas. Protestam eles se Marcelo e Costa estiveram no espectáculo do imenso actor Nuno Nogueira, no Campo Pequeno, também eles querem ter direito a participar  ao ar livre dos jogos das suas vidas.

         - O futebol é como o sexo: com o tempo é uma chatice monótona.

         - Os franceses são indomáveis. Apesar de meses de confinamento e milhares de mortos por coronavírus, Domingo de Pentecostes, estes que são a favor da Igreja antes Vaticano II, convivem como se a Covid-19 nunca existisse.

Em Montpelier em Domingo de Pentecostes.

         - Trump e Marcelo são iguais; ambos fazem tudo para aparecer na televisão todos os dias impondo-nos a dose diária dos seus populismos. Os dois têm mandato a renovar.


         - Ainda sem a proclamada chuva. Terminei o jardim esperando não ter que voltar a cortar mais erva ruim. Estou a concluir os Ensaios literários de Eliot. Fui ao Auchan fazer compras. Tempo ameno. São 15 horas e 32 minutos. Ah, o abençoado silêncio compacto do vento empurrando a chuva!