domingo, junho 21, 2020

Domingo, 21. Solstício de verão.
Começaram os fogos. Um incêndio descomunal tocado pelo vento que ultimamente tem marcado presença, deflagrou serra acima destruindo habitações precárias de estrangeiros e devorando milhares de hectares de eucalipto e outras árvores no Algarve. Foi o primeiro de grande porte e decerto outros se seguirão como se o país não tivesse já desgraça suficiente.  

         - Outra preocupação, esta perfeitamente obtusa, festas às centenas por todo o lado e até um milhar de jovens como a de Carcavelos, que se juntam para provar que eles estão imunes à Covid. Estes alarves, pensam que o mal só ataca os outros, porque a eles, garbosos broncos, não lhes acontece nada. Quanto ao mais, a bebida faz o resto.  

          - “Não gostaria que a vida fosse referenciável, mas se for essa a última praia... “ Linguagem de sua reverência o bispo da diocese de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, a propósito da eutanásia.  
                                        
         - Juro que estas não são palavras da minha lavra. São de Vicente Jorge Silva, no Público de hoje: “O futebol sinónimo de alienação das massas, naquilo que ele tem de pior, parece ter contagiado os comportamentos políticos, coagindo-os a uma atitude de demissão  e submissão. (...) Como é possível que o Presidente, o primeiro-ministro e outros responsáveis não sejam capazes de ver aquilo que nos entra pelos olhos dentro?” Eu respondo: porque estão cegos. O poder cega-os.


         - Fim-de-semana muito trabalhoso não só do ponto de vista da vida corrente da casa, como lá fora onde o trabalho não tem fim. Somando ao cansaço, ainda várias horas a acordar a água da piscina, a aspirá-la, a limpá-la manualmente. Não ficou a transparência habitual, mas isso vai acontecendo com o tratamento durante a noite. O senhor Mexia esfrega as mãos de satisfação e os chineses arregalam os olhos de arroz de contentamento. Almocei em casa da Glória e do Raul. Excelente repasto debaixo do telheiro em frente à piscina de água claríssima bem regado de conversa solta. Saí pelas cinco da tarde com um saco de coisas boas que eles cultivam na horta: feijão verde, compota de pera, uma tarte de ameixas e a receita para o saboroso pão que eles próprios confeccionam. Mesmo assim, terminei Shakespeare.