domingo, junho 07, 2020

Domingo, 7.
As manifestações contra o racismo mais de uma semana sobre a morte brutal que me toca ainda de George Floyd, não abrandam. Trump quis pôr os militares na rua para acabar com os milhares de revoltados, mas recebeu em troca uma nega. Do nunca visto. No Ocidente, sempre que o Exército se recusa a cumprir ordens do governo eleito pelo povo, segue-se um golpe de Estado. E na América?   

         - O MP pediu a suspensão de funções de Mexia (que dirá sua reverência o Cardeal de Lisboa?) e do outro capanga de farripas compridas da eléctrica chinesa, confiscação dos passaportes e multa de milhões por corrupção activa no caso das rendas excessivas da EDP e proibição de viajar para o estrangeiro (incluindo a China presumo eu). Isto chama-se um processo limpo, democrático e imparcial. A quem se deve uma tal proeza? Ao senhor do costume: o independente e competente juiz Carlos Alexandre e, é justo dizer, aos procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto. Dito isto, interrogo-me a cada passo com o facto de se gastar milhares em audiências, buscas e advogados, quando os criminosos, por força da natureza que com eles comunga dos excessos, estampa na cara aquilo que as contas bancárias e os offshore escondem.

      - O Mágico está de volta e vai distribuir milhões às empresas e desempregados. Às firmas, espero eu, com parcimónia porque o dinheiro evapora-se num instante; aos trabalhadores com conta peso e medida de contrário temos um país de parasitas. Tenho já saudades de António Costa!


         - Este ano, apesar do calor, vêem-se poucas moscas e mosquitos lá vem um. Manhã ocupada com pequenos trabalhos lá fora: serrar troncos dos ramos do loureiro que venho cortando por estar demasiado próximo da casa  e levá-los no carro-de-mão para o fundo da quinta, aparar a vinha virgem que adorna as paredes da casa das máquinas. Pus de parte o tratamento à água por o dia ameaçar chuva e eu não querer gastar electricidade inutilmente para os chineses do “imperador” ping, ping, ping. Falou-me Francis, João e Alzira estes preocupados com o aumento de casos de coronavírus na região de Lisboa. Para mim previsíveis e como corolário a curto prazo teremos medidas de novo confinamento para a capital.