quinta-feira, janeiro 24, 2019

Quinta, 24.
O IV volume de Bíblia da Quetzal, que integra os Livros Sapienciais, termina com Eclesiástico. Eu apenas conhecia na tradução latina o Livro de Job e Eclesiastes na versão de Damião de Góis. Vou ter que arranjar tempo para cotejar todos estes textos, de forma a criar um juízo que me habilite ao conhecimento profundo do AT. Porque quer Eclesiástico, quer Sabedoria são em muitos versículos absolutamente aterradores do ponto de vista do anúncio de Jesus Cristo, dando-me mais certezas e força na Palavra de YHWH. De facto, à medida que domino e aprofundo o meu conhecimento do AT, vou-me fixando, como leitura indispensável à minha vida, no estudo do Novo Testamento. Com efeito, a personalidade de Jesus Cristo é impressionante e única. Para não falar na sua mensagem que revolucionou a terra inteira. Desde o séc. I, passando pelos tumultos e cisões na Igreja, melhor dizendo nas Igrejas, considerando o ano de 43, em Antioquia quando os discípulos de Cristo foram, pela primeira vez, apelidados de “cristãos” até aos nossos dias. 2000 anos depois a Mensagem do Senhor não cessa de nos interpelar. Isto apesar dos seus opositores, das directivas da UE em querer esquecer a tradição cultural do povo europeu anulando as nossas raízes. Dir-se-ia que a Bíblia é o livro de que não devíamos retirar os olhos, transformado no estudo da condição humana e divina. Uma e outra são inseparáveis.

         - Se o governo venezuelano capitular, são os Estados Unidos que se instalam. Há anos que os americanos não deixam de cobiçar as suas riquezas e, como se sabe, onde eles entram, trazem a guerra, a desunião, o desastre e por fim a fuga deixando para trás a terra queimada, a fome, o desespero. A nossa querida UE, como sempre, está de joelhos do lado americano.


         - Quando deixo esta serenidade propícia à escrita e ao estudo, é nela que penso para arranjar rotinas de trabalho. É-me caro este mundo que fui criando ao longo dos anos. Não preciso de luxos, basta-me o conforto das horas de silêncio.