quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Quinta, 8.
Ontem vi no noticiário da TV5Monde aquilo que o Robert me conta por e-mail. A Ilha de França está num caos, as saídas para sul estão bloqueadas, centenas de quilómetros de automóveis parados, muitos submersos na neve, alguns franceses perderam o sítio onde deixaram o carro ao partir a pé para os abrigos improvisados, estradas impedidas por camiões, Paris com neve de 20 centímetros. Annie et Robert estão sitiados em casa.





         - Aqui a temperatura desceu um pouco mais. Se anteontem nem sequer acendi a lareira, ontem e hoje se mais lareiras houvesse mais estavam em funcionamento. O campo, nestes últimos três dias, é um tapete branco onde pouca ou nenhuma erva se vê. O automóvel todas as manhãs está coberto por uma capa alva. Para o pôr em andamento, tenho de aquecer água. Mas não desanimemos. Para amanhã prometem-nos chuva e subida de temperatura.

         - Novo acordo, nova aliança na Alemanha. Não sei se alguém acredita naquele casamento, sabendo-se de antemão quem o vai trair.


         - Mais de três centenas de mortos nos dois últimos meses em Ghouta, na Síria. Quando se pensava que a guerra estava ganha e a paz restabelecida, com o Daesh fora do território, eis que outras forças prosseguem os mesmos crimes. Ghouta está transformada na nova mártir dos novos jihadistas.