terça-feira, fevereiro 06, 2018

Terça, 6.
Esta amanhã, no Rossio, cruzei-me numa passagem para piões com este quadro: dois rapazes empurravam uma cadeira de rodas onde ia um outro jovem de uns 25 anos. Logo que ficámos lado a lado, o deficiente, num sorriso que eu interpretei como uma saudação entre pares, baixou a cabeça. Aproximei-me e cumprimentei-o. Perguntei de onde vinha. Ele e os amigos, disseram que tinham chegado ontem de Londres. Ele tirou o boné com um movimento incrível e ficou ainda mais novo com os seus caracóis dourados. Desejei-lhes uma boa estada em Lisboa a recebi um largo sorriso que me encheu o coração. Acresce que o viajante em cadeira, só tinha o tronco, faltando-lhe as pernas e os braços, mas o que possuía era de uma beleza cativante e enternecedora.

         - Longa conversa com o Paulo, Carlos e Mário à mesa do Príncipe sobre Isaías. Percebi que dos quatro só eu o havia lido do princípio ao fim. Pus, portanto, ao serviço dos amigos aquilo que sabia ou havia interpretado do Profeta. De todos o profetas do Antigo Testamento, foi ele que nunca deixei de ler. Possuo várias Bíblias, mas a que me oferece maior independência intelectual é a de Frederico Lourenço, traduzida do grego dos Septuaginta. Mais, do meu modesto ponto de vista, dos profetas judaicos que anunciaram a vinda de Jesus entre os séculos VIII e II a.C., Isaías e Jeremias, são os que largaram a ira de Deus ou pelo menos suavizaram-na, oferecendo-nos páginas da Bíblia com textos notáveis e da melhor e mais poética literatura. Ao assunto voltarei.

         - Mário que é advogado, levantou o problema para ele inconcebível (falávamos das vergonhas que abalam o país) que um juiz tenha o arrojo de telefonar a um colega que está a julgar o processo de um seu amigo, seja benevolente na sentença. Eu saltei-lhe em cima e disse que para mim, era mais criminoso um juiz ter a infeliz ideia de vender uma sentença a troco de uns milhares, como parece ter sido o caso do juiz desembargador Rui Rangel. Se isto se confirmar em tribunal, o homem deve pura e simplesmente, além da prisão, ser afastado da Ordem e proibido até ao fim da vida de exercer a profissão.


         - Os tertulianos que chegavam à Brasileira, vinham com o fogo da indignação ao rubro: amantes da TV logo pela manhã, diziam-se revoltados por três canais abrirem os noticiários matinais com o futebol. “É bem feito – disse – quem vos manda remexer na porcaria tão cedo.”