segunda-feira, dezembro 04, 2017

Segunda, 4.
Logo que assentamos pé no solo, somos esbofeteados pelo bafo putrefacto do futebol com todas as suas insondáveis orgias de violência, impropérios, patetices e importâncias balofas. Naquele mundo não entra a justiça, as leis, a política da república - só ganguesters dominam.

         - Barack Obama esteve em Paris rodeado de seguranças. Foi à capital francesa para uma conferência de que quase todos os ex-presidentes desta e daquela nação produzem. Recebeu segundo a imprensa 350 mil euros! O homem, se fosse democrata e sério como dizem que ele é, nunca aceitaria uma tal afronta aos migrantes e pobres que ele diz defender. Esta minha indignação apresentei-a eu esta manhã ao João Coregedor e logo ele me devolveu: “Não te esqueça que ele pertence a uma sociedade capitalista.” 

         - Soube da morte de Bélmiro de Azevedo. E também tive notícia da opção do PCP contra o voto de pesar na Assembleia. Discordo, embora o João me tentasse convencer da lógica do partido. Conheci o Engenheiro, estive com ele umas duas vezes, e pareceu-me um homem fora do baralho capitalista no sentido restricto do termo. Conheço a lógica do sistema de mercado e consumo, mas Corregedor ainda fala em luta de classes. Por amor da santa! Ele não era nem melhor nem pior que os outros, simplesmente não exibia a riqueza, comportava-se como qualquer comum mortal, era austero no seu viver, trabalhador, enfrentava o poder, era politicamente incorrecto. Todas estas características levavam-me a ter apreço por ele.


         - Almocei no Príncipe com mais nove amigos. Antes não o tivesse feito. Carlos e Virgílio (quase recuperado), dantes de serem servidos, envolveram-se numa discussão a que assistiram os empregados e àquela hora alguns poucos clientes. Foi muito triste, sobretudo quando o tema foi o malfado dinheiro.