domingo, dezembro 04, 2016

Domingo, 4.
“Historicamente os imperialismos convivem bem entre si desde que consigam dividir o mundo em esferas de influência. É isso que Putin quer e que Ronald Trump está disposto a dar. Isso não só tornara certas regiões do Leste europeu mais sujeitas ao poderio russo, como não deixará de nos tornará a nós mais vulneráveis ao poderio dos EUA. Ficaremos menos, e não mais, independentes, e só escaparemos a este destino se formos capazes de reforçar e democratizar a construção da Europa.” Esta é a ideia da uma certa esquerda, e as palavras são de Rui Tavares no Público de sexta-feira. Estou até quase ao final de acordo com ele, só não alinho na sua proposta de que é na União Europeia que podemos fazer face à invasão dos dois imperialismos. A “construção da Europa” traduzo eu pela UE, a mesma união que se traduz hoje pela desunião. Que é irreversível, atendendo ao que se passa um pouco por todo o lado. Os três países que suportam a União, fizeram-no no interesse dos seus interesses, no ganho das suas influências e à custa da miséria e da humilhação de vários outros povos que confiaram nos alicerces democráticos da construção da Europa. Os exemplos são tantos, que seria enfadonho aqui os enumerar, de resto ao longo destas páginas vivos e incandescentes no fio dramático dos anos. Tavares parece esquecê-los ou galopar sobre os dramas para defender o indefensável. Deve ser por isso que a Europa está suspensa das eleições na Áustria e do referendo na Itália.  

         - Ronaldo desviou para paraísos fiscais 150 milhões de euros! Ele e o Number One que arrisca-se a ser o last number e tantos outros, sob a batuta do maestro em esquemas financeiros, Jorge Mendes. Esta revelação pertence à equipa de jornalistas que a designou por Football Leaks e cujas revelações ainda agora começaram. Resta saber se alguém desta chusma de pervertidos, vai parar com os costados à prisão. Por muito menos, já outros pobres e inocentes cidadãos lá estão ou passaram por lá. Se os Estados não atacam esta malta sôfrega de riqueza com imparcialidade e justiça, não se admirem depois que os povos lhes fujam como o diabo da cruz. Já tivemos a experiência com a revelação da mesma equipa jornalística que denunciou chefes de Estado, políticos e gestores públicos e privados e ninguém foi condenado. O mundo está maduro para aceitar um qualquer salvador.


         - Portugal tem sido fustigado pela intempérie nestes dois últimos dias. Há zonas inundadas e os bombeiros não podem acudir a tantos apelos. Dizem-me que distrito de Setúbal sofreu forte chuvada e trovões durante a noite. Eu não ouvi nada, rendido ao sono que felizmente não me larga e me faz mergulhar num mundo outro durante sete horas seguidas.