segunda-feira, julho 24, 2023

Segunda, 24.

Enfim se houve vencedores nas eleições de Espanha, foi mais uma vez a abstinência. Sánchez ganhou um pouco mais do que as sondagens lhe davam; Feijóo menos e, embora com mais votos, não alcançou a maioria antecipada. Com estes resultados, é certo e sabido que dentro de meses os espanhóis e espanholitas vão ser chamados a desempatar a contenda. Dizem que é a democracia a funcionar. Entretanto, o camarada António Costa, raspou-se para Timor Leste.  

         - Incêndios por toda a Europa e Índia e Estados Unidos. O foco principal está na ilha grega de Rodes onde a calamidade, corrida a ventos fortes, percorreu quilómetros obrigando milhares de turistas a fugir. Pensa-se que pelo menos 30 mil pessoas tiveram de ser evacuadas de hotéis e residências privadas para lugares seguros. Muitos visitantes, enalteceram o trabalho dos gregos na ajuda dada a quem necessitava. Pergunta-se porque razão essa ajuda humana não foi estendida aos milhares de migrantes que desembarcam nas costas da Grécia. Bem sei que são mais importantes os turistas que deixam fortunas no país, que os infelizes que deixam a vida. 

         - Francisco não tarda está aí. Ao que parece são às centenas os jovens a fazer estágios para desempenho público de serviços vários. No entanto, alguns deles, que deviam dar o exemplo aos outros, envolveram-se numa rixa num parque de estacionamento, em Lisboa. A polícia veio e o caldo entornou-se. 

        - Comecei sem  saber no que me metia. Acontece que num degrau de pedra que dá para a piscina, um pássaro deixou uma semente de sobreiro. Num ápice tinha uma pequena árvore formada que era preciso cortar. Comecei com um machado e depois com a serra. Levei mais de meia hora na operação e saí exausto de tanto esforço. Perto está um caramanchão de glicínias que impedia a passagem. Vai daí entrei naquele entrelaçado de vegetação sem saber que havia silvas e troços com picos. Estava em calções, sem luvas, braços nus e quando terminei a operação, tinha as pernas, as duas, a que os homens gostariam de exibir e a que os jovens e as mulheres invejam, em sangue. E também os braços e as mãos. Afoito-me como me afoitava quando tinha vinte anos. Ou será que há em nós um universo interior que nunca envelhece e não coincide nem vai de par com a figura que exibimos carregada dos anos que se foram encavalitando!

         - Regressar a mim, espreitar quem sou pelo buraco estreito do tempo, gritar ao silêncio que não me deixe, pedir à vida que me aceite em vida de forma a purificar-me nos anos que me restam até à ressurreição que eu acredito acontecerá.