quinta-feira, julho 13, 2023

Quinta, 13.

Voltando ao assunto da Jornada Mundial da Juventude instituída pelo Papa João Paulo II. Nunca se fala no objectivo desta reunião, fala-se do que o país vai ganhar em prestígio, do enriquecimento de uns e outros, da notoriedade para o governo socialista e social democrata na autarquia da capital, num aproveitamento vergonhoso que nada tem a ver com Jesus Cristo que não é tido nem achado para o caso. A própria Igreja, afastou-se dos seus princípios, refastelada no social em desprimor da salvação da alma de cada um e de todos os seus fiéis, da Ressurreição dos mortos, das inquietações espirituais, dos marginalizados pela Igreja como os homossexuais, etc. O espectáculo passou a ser religioso, aproveitando a leveza própria da juventude, convencida que assim traz para o seu seio mais uns milhares de jovens, como se Cristo não tivesse dito que “muitos são os chamados e poucos os escolhidos”. Deus parece estar ausente desta festa em tudo semelhante a muitas outras que varrem nesta altura Portugal de Norte a Sul. O deus dos milhões anda de boca em boca; o deus da exploração da inocência dos jovens e dos quartos alugados a 1500 euros a noite; o deus dos milhões gastos neste acontecimento e tão necessários aos pobres, aos hospitais, às instituições religiosas que matam a fome, ao pão de cada dia que está faltando em milhares de lares... Os sacerdotes andam excitados de tanto rebuliço; os políticos folgam desviado o foco das suas caramboladas habituais e no escandaloso aproveitamento que dele fazem; o Portugal crente olha e esconde a cabeça de vergonha.   

         - Do outro extremo do continente, chega a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, prevenindo os 11 países parceiros da Ucrânia, “que a Rússia considerará uma ameaça de âmbito nuclear a presença na Ucrânia de caças F-16”. Esta advertência, vem no seguimento da reunião dos 11 países, terça-feira, que definiu as condições de formação dos pilotos ucranianos nos caças F-16 e do aviso do ministro da Defesa, Oleksy Reznikov: "Os F-16 protegerão os céus da Ucrânia e o flanco oriental da NATO. A força aérea ucraniana está pronta para os dominar o mais rapidamente possível." Entretanto, a guerra que dura há dois anos, provocou já 223 mil mortos do lado russo e 131 mil do lado ucraniano; além de 5,97 milhões de refugiados ucranianos e 70,70 mil milhões de euros em ajudas à Ucrânia sendo os Estados Unidos o maior financiador. 

         - Hoje tudo custa milhões ao erário público. Só os estragos feitos pelos energúmenos em França quando da morte do rapaz de origem marroquina, custaram 650 mil milhões de euros! Destes 20 mil são para adquirir nova frota de autocarros calcinados e reparação de mobiliário urbano e edifícios queimados na minha queria comuna de Saint Denis. 

         - Bem vistas a coisas, todo o alarido em torno de Rui Rio, apenas serviu para os senhores instalados no governo como se o país fosse a sua coutada, desviarem a atenção dos portugueses das manigâncias que se sucedem a um ritmo avassalador. Eu temo o que vai acontecer quando estes cavalheiros forem corridos; quantos Sócrates irão saltar da cartola que escondeu a ganância sob as virtudes apregoadas.  

         - Decididamente, os relógios perseguem-me quando vou ao Corte Inglês. Ontem, ao atravessar o espaço do primeiro andar, deparei com um Rolex lindíssimo e logo recuei assustado: 39.600 euros! Ainda pensei pedir ao “melhor jogador do mundo” que mo presenteasse, mas ele veio da pobreza extrema e o dinheiro é a importância e objectivo da sua passagem por este mundo. Dito isto, admiro e dou loas à sua devoção ao trabalho.   

         - Cedo comecei e acabei de desbastar as palmeiras. Trabalho difícil que me deixou todo picado. Nada que meia hora de natação não curasse.