sexta-feira, março 10, 2023

Sexta, 10.

Levantei-me às seis da matina. Tinha aprazado com a minha médica dita de família uma consulta. Cheguei a horas porque o Fertagus, sendo privado, não faz greves. Mal entrei no seu gabinete, disse: “Apreciei a forma como mudou a consulta para hoje que decerto se deveu à greve dos médicos dos Centros de Saúde.” Riu-se e confirmou: “Vocês têm muita sorte em ser avisados!” Como não sou de ficar calado, repostei: “Ainda bem. Mas também penso que esse gesto é prova de civilidade, respeito e direito do utente.” Por fim, após analise aos valores de tensão que lhe levei, quis ela própria medir-me a pulsação. “Então, que tal? – Nem lhe digo. Vamos ver de novo: 18-7,2.” Aqueles valores não condiziam com os que registei nestas últimas duas semanas e afirmei: “Não ligue a isso. A prova que se trata de uma tensão, como direi, psico-somática, de sensibilidade, está no facto de ver os registos que fiz depois de três horas de escrita de manhã e no mesmo dia à tarde.” E concluiu: “Sim, trata-se de uma tensão emocional. Mas aconselho-o a não deixar o medicamento. – Isso é que não prometo.” Quando ia a sair. Disparei: “Sabe, estou inteiramente de acordo com a sua luta. Com um governo de maioria absoluta, dinheiro à tripa-forra, trata-se de incompetência, ideologia a mais, falta de reformas, desleixo, e o resto se verá quando Costa for despedido.” Riu-se e riram-se dois candidatos a médicos que estagiavam no gabinete. Quando cheguei a casa, tinha 12, 9 – 5,7. 

         - Mas claro vi o transtorno dos comboios da CP, as pessoas traziam no rosto o cansaço, o desânimo de tanta perturbação no seu dia-a-dia. Olhei os placards e estava por ali abaixo “suprimido”. Esta foto tirada pelo Público, diz tudo o que a mim me falta em palavras e revolta.  

         - Ontem foi um dia terrível para a Ucrânia. O país foi bombardeado um pouco por todo o seu imenso território com mísseis hipersónicos. Parece que foi a primeira vez que a Federação Russa utiliza estas armas. Morreram pelo menos nove pessoas e os estragos são consideráveis.  

         - Ontem fez um ano que a Maria Luiza nos deixou. Se acrescentar os nossos pais, só eu resto na recordação triste do seu abandono.