segunda-feira, agosto 01, 2022

Segunda, 1 de Agosto.

Com os dias abrasadores que estão de retorno, o país volta à cena dos incêndios a maioria com mão criminosa. Calcula-se que já arderam este ano 59.852 hectares de floresta e ainda o Verão vai a meio. Os sistemas de vigilância, oferecem esta imagem impressionante e nela se vê como o clima mudou e como o mundo sofre com essa mudança: o défice de chuva, de humidade no solo, de recuperação da humidade e da vegetação vai levar décadas. Não só em Portugal, como por toda a Europa para não falar dos terríveis incêndios nos Estados Unidos. 



         - O Papa Francisco muito debilitado, deixou o Canadá onde passou seis dias. Foi em missão penitencial pedir perdão aos povos autóctones que foram vítimas durante mais de 100 anos dos abusos cometidos nas escolas dirigidas por padres e freiras aos seus filhos, arrancados às famílias indígenas e submetidos a violência, maus tratos, abusos sexuais, corte cultural e formas de pensar e viver, e enterrados clandestinamente numa espécie de genocídio, mais um entre muitos outros que a humanidade conheceu e neste caso só foi possível com regimes autoritários e de conivência com a Igreja. 

         - Para fugir à canícula e prosseguir o meu plano de trabalho em redor da casa, comecei o dia às 6 horas e trinta minutos. Desde logo com regas, seguindo-se o corte dos grandes braços do medronheiro que cobriam já uma boa parte do telhado da casa térrea. Depois, serrotei-os aproveitando os troncos para a lareira. Pela quinta, à espera do Inverno para serem queimados, estão já três grandes montes de vegetação. Às dez estava sentado no meu púlpito e foram duas horas de escrita no romance. Felizmente sem muito esforço e o saldo de página e meia. Com o declinar do calor, vou fazer 200 metros de natação.