domingo, agosto 28, 2022

Domingo, 28.

Escrevo estas linhas à mesa do lounge, sob o grande guarda-sol, enquanto não chegam os Oliveira - eternos camaradas dos tempos do Centro Universitário. Sempre fomos muito dados e nunca nos perdemos de vista. Volta que não volta, reunimo-nos para um almoço de amigos. Bom. Aqui corre uma aragem benfazeja, depois de ter feito uma data de coisas que começaram pelas sete da manhã: regas, rachar lenha, tratar da piscina, fazer um prato para arquivo, quatro frascos de compota de figo. Bela ideia! Esta leva deve ser a derradeira tendo em conta que os figos estão a acabar. Para trás ficaram outros tantos, com o pormenor de ter construído um agridoce, isto é, como o fruto de si tem muito açúcar, decidi juntar raspa de um limão e o respectivo sumo. Tenho o armário chinês que é na parte de cima é biblioteca e na debaixo compoteca.

         - Eu acho que o senhor Putin aqui não se safava e nem lhe valiam as armas nucleares. Ontem, não sei o que se passou, foi um pum-pum desgraçado. As pessoas daqui possuem espingardas de caça e quando vêem movimentos desusados, atiram para o ar como aviso. Por isso digo, de que serve ao ditador as outras!  

         - Francamente, eu que apoiei a primeira fase da covid-19, congratulando-me com o trabalho da ministra e da senhora directora da DGS, acho agora que deviam ser substituídas. O SNS está um farrapo sem préstimo, os organigramas desfazem-se à nascença, os médicos greve aos fins-de-semana, por último numa altura em que ainda há uma semana foram registados 19.314 casos e 36 óbitos, a ordem é para dispensar a máscara. Não auguro nada de bom e vejo o SNS a cair aos bocados apanhados sofregamente pelos privados. 

O Público deve ter alguém muito entendido na beleza masculina porque, volta que não volta, exibe a sua sensualidade na forma como escolhe o que escapa à maioria... E mais não digo.

         - O corpo do ditador angolano, atravessou as ruas da capital para entrar no panteão que se constrói para guardar a preciosidade. As filhas e os filhos das mulheres anteriores à última também ela separada, não se apresentaram no funeral e o povo também não. O esquife por ali seguiu, levando dentro um homem que enriqueceu e fez multimilionários os filhos, deixando o povo na pobreza extrema.