quinta-feira, agosto 04, 2022

Quinta, 4.

Fui a Lisboa para me encontrar com o Vergílio Domingues. Como a Piedade chegou cedo e queria mudar os lençóis da cama, ajudei-a nesta operação e despachei-me para a estação de forma a apanhar o comboio das 9 e doze minutos. Pelas dez estava a fazer tempo no pequeno bistro do primeiro andar do Corte Inglês. Como ando em fase produtiva, levei o computador e iniciei o meu trabalho. Esqueci-me completamente do que me havia levado a Lisboa e só perto do meio dia dou conta que não tinha ido à Brasileira. Vou, contudo. Ali chegado não vejo vivalma, à parte turistas sobre turistas. Desço ao Rossio, entro no Celeiro e almoço. Mas Clarence e Ana não me saem do pensamento. De regresso à Av. de Roma para embarcar, opto por abancar num dos muitos cafés daquela artéria e pego de novo no romance.  De um jacto encho uma página - estou pronto para o retorno a casa aligeirado da melancolia que se tinha alojado em mim desde que acordei. 

         - No Celeiro esbarrei com um doutor nutricionista. Estou em conversa com o chefe de loja, mais exactamente em desacordo com os produtos que ele me aconselha, todos da marca americana Solgar (acho que é este o nome), quando o médico se intromete dando-me razão. Depois fala do SARS-Cov-2 afirmando que foi um vírus construído por laboratórios americanos, holandeses, ingleses, alemães que, a dada altura (é longa a narrativa) decidem envolver a China. Esta vai modificar a besta criada pelo grupo de criminosos e experimentá-la – assim ficou o mundo inteiro de cócoras diante dos laboratórios que, digo eu, utilizando o Relatório Oxfan, ganham por segundo 1000 dólares. Perguntei-lhe se se tinha vacinado, respondeu-me que não. O chefe da loja, barafustava: "O senhor acabe com essa conversa porque me espanta a clientela."

         - E contudo. No C.I. encontrei um conhecido meu, livreiro, não terá quarenta anos, e foi contagiado há um mês com covid e só há 15 dias voltou à vida normal. Disse-me que foi muito difícil, passou pelo menos quinze dias aflito e como vive só houve que acudir a alimentação e o mais. Elogios rasgados à linha Saúde 24 24 que aqui deixo, eu que descreio de quase tudo.