quinta-feira, outubro 06, 2016

Quinta, 6.
Eu não votei em Marcelo e os meus leitores sabem o que penso dele enquanto comentador político e o horror deontológico que me causa o aproveitamento da televisão para fins de promoção, enriquecimento e valorização pessoais. Mas chapeau, Presidente! O trilho que tem percorrido até aqui, redimi-o das falsas homílias e do muito que indevidamente aproveitou. O discurso de ontem nas comemorações do dia da República, foi uma bofetada nos rostos patetas e rosados e risonhos dos homens que se aproveitam da política para desmandos de toda a natureza. Não se podia ser mais claro. Parabéns! Quando me lembro do mausoléu que foi o palácio de Belém durante dez anos e da múmia que lá vivia, sou obrigado a reconhecer que, enfim, temos um português que compreende e pratica o seu cargo como a democracia e república impõem.

         - Black, quase todos os dias, tem um manjar de pombo cujos restos deixa à minha porta. É um pouco a memória do ti Luís que se vai, ele que gostava de pombas e as instalou nesta zona. Instantes antes de morrer, contou-me a mulher, abriu os olhos e disse: “Vou-me embora, uma pomba voou aqui no quarto.” Na campa onde está sepultado, em Paris, a família mandou pintar uma pomba.


         - António Guterres foi eleito para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas. Congratulo-me. Não tanto por ele ser português – essa hipocrisia deixo aos políticos que sabem mais disso com os olhos fechados que eu com eles arregalados -, mas enquanto homem de honra, trabalho, solidariedade e honestidade. Só espero que ele mude a Organização e não a mantenha como um lugarejo inútil que tem sido até aqui, caixa de complôs e corrupção, dirigida pelos Estados Unidos e a Rússia, e onde o resto dos países fazem figura de corpo presente. E se não conseguir que ela tenha a dignidade que merece, que faça o mesmo que fez quando deixou o Governo que dirigiu manchado e infestado dos gângsters do seu partido. Sócrates chegou aos cargos governamentais pela sua mão – a única mácula que lhe reconheço.