quinta-feira, outubro 27, 2016

Quinta, 27.
O ideal erasmiano segundo Klauss Mann: L´union de la terre sous l´égide exclusive de la cultura; il n´y a pas de place, ici, pour la libération sociale. Correspondence Stefan Zweig, pag. 186, Ed. Libretto.    

         - Pelas quatro da manhã acordei e fui anotar num papel o título definitivo do meu romance: O Pesadelo dos Dias Felizes. A Annie traduzi ao pequeno-almoço o que me veio do fundo da noite (Le cauchemar des jours heureux) e ela: “É excelente. Melhor que La consécration de l´amour.” Concordo. De resto, não tinha como certo este título e sentia que o meu cérebro também não. A prova é que continuou a trabalhar e trouxe-me no abalado do sono este que será o irrevogável título.  

         - Tenho um pressentimento que Ronald Trump ganha a presidência dos Estados Unidos.


          - Tive um dia arrasante. Estou uma papa devido ao muito que andei e aos entusiasmos que tive e são um desgaste para o sistema nervoso. Vou, portanto, estender-me até que os meus amigos cheguem de Cambrai aonde me recusei a ir tendo optado por Paris para flanar.