segunda-feira, dezembro 12, 2022

Segunda, 12.

A grega senhorita Eva Kaili, vice-presidente da assembleia, que há muito vinha defendendo o Qatar no Parlamento Europeu, indo ao ponto de afirmar “que o Qatar é a prova de como a diplomacia do desporto pode conseguir uma transformação histórica de um país com reformas que inspiram o mundo árabe”, acrescentando, inclusive: “eu própria digo que o Qatar é líder nos direitos laborais”, foi detida, sexta-feira, com mais quatro canalhas. Este desplante, mais o forcing que deu na liberalização de vistos para os naturais do Qatar e do Kuwait na União Europeia, valeu-lhe a ela e aos outros, italianos e belgas, envolvidos na corrupção, seiscentos mil euros encontrados no seu apartamento de Bruxelas. Aliás, é do conhecimento de toda a gente, que as regras laxistas, a falta de supervisão ética, o descontrolo dos chamados lobistas no Parlamento Europeu, deixam muito a desejar. O director da Transparência Internacional, Michiel van Hulten, ainda recentemente alertou “que este não é um incidente isolado”. Pergunta sacramental: a fulaninha pertence a que partido? Não me digam que é aquele que eu estou a pensar e é useiro e vezeiro em crimes deste género! Acertaram os leitores que murmuraram a medo: “Socialista?” Bingo! 

         - Esta maravilhosa foto hoje divulgada por inúmeros jornais e cadeias de televisão é, segundo a BBC, uma formação causada por fenómeno natural designado Kelvin-Helmholtz, devido a criação de uma corrente de ar superior muito rápida. Os cientistas sabem tudo e tudo explicam, mas este como outros fenómenos, apesar das explicações, não deixam de nos questionar e inquietar. Há um porquê em todas as certezas da ciência.  


         - Fim de tarde tempestuoso. Ventos demoníacos. Chuva forte e constante. Há uma revolta lá fora, um desassossego por esclarecer. Sentado no salão, passei horas serenas a ler, embalado pelo ruído da trabuzana, plácido e quase seráfico, reconhecido pelo pouco que tenho e mesmo assim imerecido.